A Cidade

 

Arte e Cultura

Várias são as formas de expressão da cultura e da a história locais como a poesia, o artesanato, as músicas populares e folclóricas, a dança erudita e popular e o teatro circense. Uma valiosa tradição viva expressa a memória e o construir histórico das últimas décadas do século XIX, com os grupos de Folias de Reis, Congado e Moçambique. As manifestações religiosas também se destacam, pela riqueza dos rituais, em especial, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, o tradicional Encontro de Folias de Reis e o Congresso Folclórico no mês de abril, no distrito de Santana de Patos.

Folia de Reis

O Festival de folia de reis acontece no mês de janeiro com aproximadamente 104 ternos que revivem o folclore, visando arrecadar fundos para a congregação São Vicente de Paulo.

Carnaval de Rua

O carnaval de rua da cidade, durante muito tempo, foi promovido pelo "Clubinho Carnavalesco do Povo". Em 1979 este grupo mereceu atenção de toda a comunidade de Patos e Região. Ultrapassando as fronteiras do município produziu o primeiro trio elétrico confeccionado artesanalmente em Minas Gerais.

Artesanato

No artesanato, encontramos trabalhos com traços de singeleza como as tecelagens rústicas, bordados em ponto-cruz, crochê e tricô.

A palha, o capim, o bambu e a madeira também servem como matéria prima transformada em verdadeiras obras de arte pelos artesãos locais.





Culinária


As quitandas mais tradicionais são derivadas do milho, do leite e de hortifrutigranjeiros. Vindas das comunidades rurais próximas podem ser encontradas nas feiras dos produtores realizadas aos sábados, pela manhã, ao lado da Rodoviária e ao lado da Igreja do Rosário. O Festival de Pratos Típicos realizado em maio, durante a Fenamilho, também dá uma boa mostra da culinária regional com pratos sortidos e saborosos oferecidos pela própria comunidade.

Música

Na música predominam os estilos sertanejo, chorinho e MPB. O Conservatório Municipal tem importante papel na formação de jovens e crianças e incentivo à produção musical.

As bandas Lyra Mariana Patense e do 15º BPM e os corais das igrejas também tem atuação marcante junto a comunidade. Na última década, várias bandas de rock e de música gospel configuraram-se na produção artística do município.

NOTÍCIAS

Prefeito José Eustáquio realiza homenagem a servidores aposentados

veja mais




Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Barreirinho aprova atualização do Estatuto do Conselho

veja mais




Mais de 780 mulheres realizam exames de Mamografia, através da parceria da Prefeitura com o Rotary e Hospital do Câncer de Patrocínio

veja mais




Programa “Pequeno Patense”, que será lançado nesta quinta-feira, entregará kit de enxoval para bebês

veja mais




Confira a previsão de tempo para esta segunda-feira

veja mais




UPA recebe ambulância, novos equipamentos e mobiliário e Secretaria de Saúde conta com mais dois veículos 0km

veja mais




Secretaria de Cultura divulga alteração nas datas da semifinal e final do Festival de Música Sertaneja Raiz "Viola na Praça"

veja mais




Festival “Só no Tira-Gosto” continua movimentando 40 bares e restaurantes de Patos de Minas

veja mais




Prefeitura de Patos de Minas vai lançar Programa “Pequeno Patense” e implantar Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil na próxima quinta-feira

veja mais




Arborização Urbana: Após a chegada da primavera, flores de Resedá têm embelezado Patos de Minas, além das árvores amenizarem o calor

veja mais