O que você procura?

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Notícias

Covid-19: Patos de Minas começa a cadastrar idosos e profissionais da saúde para vacinação

Patos de Minas inicia, nesta sexta (22), o cadastramento de profissionais da saúde e de idosos acima de 75 anos para a vacinação contra a Covid-19. O procedimento será feito preferencialmente por meio da plataforma de processos digitais, na qual o usuário deve fazer login (conforme passo a passo abaixo) e depois selecionar “Cadastro para vacinação contra Covid-19” dentro do grupo prioritário a que pertencer. Para facilitar, o acesso à página de cadastramento foi disponibilizado no portal principal da prefeitura: www.patosdeminas.mg.gov.br.

Semed publica edital para contratar secretário escolar e supervisor educacional

A Secretaria Municipal de Educação abriu vagas para contratação de secretário escolar (quatro vagas) e supervisor educacional (14 vagas), com admissão a partir do dia 1º de fevereiro. O recrutamento será feito por meio das listas de classificados no processo seletivo 08/2018. Os interessados devem comparecer à sede da Semed (no prédio do antigo fórum) nessa sexta-feira (22), conforme cronograma previsto no Edital de Convocação 01/2021.

Iniciado projeto para revitalizar ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado

A Secretaria Municipal de Obras Públicas começou a trabalhar para atender a uma antiga demanda da comunidade rural de Patos de Minas: a revitalização da ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado, no distrito de Major Porto. Uma equipe técnica, coordenada pelo titular da pasta, esteve no local no início da semana e constatou quais medidas precisam ser tomadas para recuperá-la. Agora os profissionais envolvidos estão elaborando o projeto detalhado da obra, etapa que antecede a execução.

Realizada nova etapa para rastrear marcadores de risco do câncer de próstata em comerciantes da Ceasa

Produtores rurais que comercializam na Ceasa Regional de Patos de Minas participaram da segunda etapa do estudo que visa rastrear os marcadores de risco para câncer de próstata. Nessa fase eles tiveram amostras de sangue coletadas para posterior análise, procedimento esse realizado em dois momentos. O mais recente deles ocorreu no último dia 14 de janeiro.

Prefeito recebe visita do comandante-geral do CBMMG

Na tarde da última segunda-feira (18), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, esteve em Patos de Minas, sede do 12⁰ Batalhão da corporação. Na ocasião, acompanhado de uma comitiva regional, ele visitou o prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira no gabinete dele. Um dos objetivos do encontro foi apresentar ao chefe do Executivo as ações realizadas pelo CBMMG na cidade, na região e no estado.

Publicado decreto com feriados e pontos facultativos para 2021 em Patos de Minas

Os feriados e pontos facultativos municipais para 2021 estão determinados no Decreto 4.981, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (19) – edição 310. O Dia do Servidor Público será comemorado em 1º de novembro, quando será ponto facultativo nos órgãos da prefeitura.

Covid-19: prefeito recebe vacinas, e duas técnicas de enfermagem serão as primeiras imunizadas

A Superintendência Regional de Saúde de Patos de (SRS) recebeu hoje, às 9h12h, a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 vinda por meio do Governo de Minas Gerais. Juntamente com a superintendente Noemi Portilho, o prefeito Luís Eduardo Falcão recebeu os oficiais da força de segurança no Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos. Do montante descarregado, 4.570 unidades são para Patos de Minas.

Covid-19: primeiras doses serão para idosos asilados, funcionários de asilos e trabalhadores da linha de frente

Seguindo critérios de nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde definiu em quais grupos serão aplicadas as primeiras doses da vacina contra o coronavírus que chegarem a Patos de Minas: idosos institucionalizados e trabalhadores dessas instituições de longa permanência, além de trabalhadores da saúde atuantes na linha de frente da Covid-19 das redes pública e privada. Esse público soma cerca de 3.500 pessoas, conforme estimativa levantada pela Vigilância Epidemiológica.

Covid-19: seringas agulhadas chegam a Patos de Minas, e cidade está pronta para vacinação

A Secretaria de Saúde de Patos de Minas terá em mãos, nesta segunda-feira (18), 40 mil seringas agulhadas para serem utilizadas na imunização contra o novo coronavírus. Elas são parte das mais de 140 mil unidades do insumo que chegaram à Superintendência Regional de Saúde (SRS) na última sexta-feira, vindas do Governo estadual, para abastecer as localidades pertencentes ao órgão. A medida faz parte do Plano de Contingenciamento para Vacinação em Minas Gerais, o qual ainda inclui o envio de recursos para os municípios mineiros estruturarem-se em relação ao armazenamento e à aplicação das doses.

Covid-19: em reunião do novo comitê, prefeitura fixa início da onda amarela para segunda-feira

A nova formação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se pela primeira vez no início da tarde desta sexta-feira (15). Na oportunidade, o prefeito anunciou que, por enquanto, manterá o município no Programa Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais. O principal assunto tratado, inclusive, foi a regressão da microrregião de Patos de Minas para a fase intermediária do plano, o que implica mudanças nas atuais autorizações de funcionamento.

Covid-19: novo decreto altera composição do comitê municipal, e portaria nomeia novos membros

A edição do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (14) traz o Decreto 4.980/2021, que altera a estrutura organizacional do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Segundo a norma, o órgão será coordenado pela secretária Municipal de Saúde e composto por integrantes do Executivo – sendo quatro da Saúde, três da Educação e um do Governo – e dois representantes da sociedade civil. Gupo recém-nomeado fará a primeira reunião nessa sexta-feira (15), e uma das pautas será a regressão da microrregião de Patos de Minas para a onda amarela do Minas Consciente.

Procon alerta: vendedores oferecem massageador com falso desconto em nome do Governo federal

O Procon de Patos de Minas acionou a Polícia Militar, nesta quinta-feira (14), para comunicar a prática de um golpe na cidade, sendo idosos o público-alvo. A medida foi tomada após dezenas de pessoas procurarem o órgão e denunciarem que um grupo está oferecendo massageadores a preço muito acima do praticado no mercado. A PM lavrou boletim de ocorrência e já faz buscas para prender a quadrilha.

Radares na J.K. começam a funcionar em caráter educativo nessa sexta-feira

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Settran) anunciou o início da operação de radares fixos para controle de velocidade na Avenida Juscelino Kubitscheck. A medida visa aumentar a segurança e reduzir acidentes. Seis pontos da principal via de chegada e de saída da cidade serão fiscalizados de forma definitiva a partir de 31 de janeiro próximo. No entanto os equipamentos serão ativados nessa sexta-feira (15) e, nos primeiros 15 dias, funcionarão em caráter educativo.

Procon: nova pesquisa de preço aponta diferença superior a 30% no mesmo produto de limpeza

Foi divulgada hoje (13) a quinta edição da pesquisa de preços relativa a itens da cesta básica em seis hipermercados de Patos de Minas. Os dados foram coletados no dia 11 de janeiro e, portanto, referem-se a valores cobrados nessa data. Ou seja, os estabelecimentos não são obrigados a praticar os preços listados caso já tenham sido alterados.

Covid-19: em entrevista, secretária de Saúde esclarece sobre atendimento e vacinação

A saúde pública municipal esteve em pauta na edição dessa segunda-feira (11) do “De Tudo um Pouco”, programa da Rádio 98,3 FM. Os jornalistas Mateus Alves e Guilherme Camargos entrevistaram a secretária Ana Carolina Magalhães Caixeta, que, na atual gestão, responde pelo setor. Na oportunidade, ela esclareceu pontos sobre o planejamento para concentrar atendimento e tratamento relativos à Covid-19 no Hospital de Campanha. A mudança, com data marcada para fevereiro, implica transferir os serviços hoje prestados na instalação anexa à UPA para a unidade estruturada no Centro Clínico da Avenida Marabá.

MuP anuncia horário noturno para visitação e reforça convite para exposição sobre Patos de Minas

O Museu de Patos de Minas ampliou o período de funcionamento e, agora, recebe visitação também das 18h às 22h todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. De segunda a sexta-feira, o MuP continua aberto a partir das 7h. A mudança é um convite a mais para a população da cidade e da região conhecer a exposição “Patos de Minas: fragmentos de uma história”, aberta ao público no fim do ano passado.

Saúde: aberto processo seletivo para contratação de médico generalista

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Saúde, tornou público o Chamamento 001/2021 para contratação de médico generalista/plantonista. São três vagas, e os interessados devem inscrever-se até 11 de janeiro, próxima segunda-feira. O salário previsto no edital é de de cerca de R$ 9,8 mil para 24 horas semanais de trabalho mais um plantão de 24 horas (ou dois de 12 horas cada).

Falcão oficializa retorno de Patos de Minas à Amapar

O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira oficializou o retorno de Patos de Minas à Associação dos Municípios da Macrorregião do Alto Paranaíba (Amapar) nesta sexta-feira (8), ao participar da eleição e posse da nova diretoria da entidade. Os chefes do Executivo de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida Filho, e de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira, ocuparão respectivamente a presidência e a vice-presidência até o fim deste ano. Na oportunidade, também foi eleita e empossada a diretoria do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), da qual Luís Eduardo Falcão participa como presidente do Conselho Administrativo.

Posse responsável de animal de estimação é tema de ação educativa

Nos dias 30 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro de 2021, a Secretaria de Saúde – por meio da Vigilância em Saúde, da Vigilância em Saúde Ambiental e do Centro Municipal de Controle de Zoonoses – realizou ação educativa nos bairros Quebec e Coração Eucarístico. O foco da iniciativa foi orientar os moradores sobre posse responsável e cuidados com os animais, importância do convívio harmônico entre animais e seres humanos e proteção e bem-estar animal.

Defesa Civil mantém interditado acesso principal às sedes da prefeitura e da Justiça do Trabalho

A Defesa Civil de Patos de Minas manteve a interdição do acesso principal à Cidade Administrativa e de parte da sede do Fórum da Justiça do Trabalho, no Bairro Eldorado. A decisão foi anunciada após vistoria realizada nesta quinta-feira (7). A área foi comprometida em fevereiro de 2020, depois de ocorrer movimentação de terra no terreno particular localizado abaixo do imóvel.

“Por medida de segurança, não haverá nova liberação. Por ora, o fórum segue funcionando parcialmente e a rua, fechada. Estamos aguardando a emissão do laudo técnico pelo secretário de Engenharia da Justiça do Trabalho, documento que indicará as soluções cabíveis tanto para a edificação quanto para o pavimento”, explicou o coordenador da Defesa Civil, tenente João Fernandes Caixeta.

Prefeito empossa equipes diretivas de escolas e CMEIs

Novos diretores e vice-diretores escolares e coordenadoras de centros de educação infantil (CMEIs) foram empossados, na manhã desta quarta-feira (6), em cerimônia realizada na sede da prefeitura. As equipes diretivas foram escolhidas democraticamente pela comunidade escolar no fim de novembro de 2020 e assumem a coordenação das unidades de ensino do município pelos próximos dois anos. A solenidade foi presidida pelo prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira.

PETI chama atenção para o combate ao trabalho infantil doméstico

A pandemia da Covid-19 acarretou inúmeras consequências para a sociedade, e dentre elas está o aumento da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Atento a esse problema, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) inicia 2021 dando continuidade às ações de enfrentamento desse problema social, chamando atenção especial para uma forma de exploração da mão de obra desse público bastante comum em nosso país: o trabalho infantil doméstico.

Nota – Caso Madalena Gordiano

Em nota, Prefeitura de Patos de Minas anuncia não renovação de contrato de servidora citada no caso Madalena Gordiano.

Prefeito anuncia novos nomes e completa equipe de trabalho do primeiro escalão

O prefeito Luís Eduardo Falcão reuniu sua equipe de secretários e de responsáveis por órgãos autônomos na manhã desta segunda-feira (4). Na oportunidade, ele anunciou os dois nomes que se juntarão à sua equipe de trabalho: Emerson Gontijo (corregedor-geral) e Ana Paula Vasconcelos (secretária de Administração).

“Mais investimento nas pessoas e menos na política partidária”, diz prefeito sobre caminhos da atual gestão

Em seu pronunciamento de posse, Falcão destacou como conduzirá a sua administração: “Agora o meu dever é descer do palanque, esquecer o passado, deixar de lado as diferenças. Liderar a cidade rumo a um novo tempo. Novo tempo em que haja mais investimento nas pessoas e menos na política partidária. Tempo de novos investimentos”.

Covid-19: Patos de Minas começa a cadastrar idosos e profissionais da saúde para vacinação

Patos de Minas inicia, nesta sexta (22), o cadastramento de profissionais da saúde e de idosos acima de 75 anos para a vacinação contra a Covid-19. O procedimento será feito preferencialmente por meio da plataforma de processos digitais, na qual o usuário deve fazer login (conforme passo a passo abaixo) e depois selecionar “Cadastro para vacinação contra Covid-19” dentro do grupo prioritário a que pertencer. Para facilitar, o acesso à página de cadastramento foi disponibilizado no portal principal da prefeitura: www.patosdeminas.mg.gov.br.

ler mais

Semed publica edital para contratar secretário escolar e supervisor educacional

A Secretaria Municipal de Educação abriu vagas para contratação de secretário escolar (quatro vagas) e supervisor educacional (14 vagas), com admissão a partir do dia 1º de fevereiro. O recrutamento será feito por meio das listas de classificados no processo seletivo 08/2018. Os interessados devem comparecer à sede da Semed (no prédio do antigo fórum) nessa sexta-feira (22), conforme cronograma previsto no Edital de Convocação 01/2021.

ler mais

Iniciado projeto para revitalizar ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado

A Secretaria Municipal de Obras Públicas começou a trabalhar para atender a uma antiga demanda da comunidade rural de Patos de Minas: a revitalização da ponte sobre o Córrego Chumbo-Lajeado, no distrito de Major Porto. Uma equipe técnica, coordenada pelo titular da pasta, esteve no local no início da semana e constatou quais medidas precisam ser tomadas para recuperá-la. Agora os profissionais envolvidos estão elaborando o projeto detalhado da obra, etapa que antecede a execução.

ler mais

Realizada nova etapa para rastrear marcadores de risco do câncer de próstata em comerciantes da Ceasa

Produtores rurais que comercializam na Ceasa Regional de Patos de Minas participaram da segunda etapa do estudo que visa rastrear os marcadores de risco para câncer de próstata. Nessa fase eles tiveram amostras de sangue coletadas para posterior análise, procedimento esse realizado em dois momentos. O mais recente deles ocorreu no último dia 14 de janeiro.

ler mais

Prefeito recebe visita do comandante-geral do CBMMG

Na tarde da última segunda-feira (18), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo, esteve em Patos de Minas, sede do 12⁰ Batalhão da corporação. Na ocasião, acompanhado de uma comitiva regional, ele visitou o prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira no gabinete dele. Um dos objetivos do encontro foi apresentar ao chefe do Executivo as ações realizadas pelo CBMMG na cidade, na região e no estado.

ler mais

Sistemas