Seguindo as orientações da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a Prefeitura de Patos de Minas mantém a decisão de ensino presencial obrigatório em 2022. A rede municipal retorna as atividades no dia 7/2, adotando entrada/saída e recreio escalonados, de modo a evitar aglomeração. As demais medidas a serem praticadas nas escolas e CMEI são as mesmas previstas na versão atualizada do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, publicado em 27/1 pelo Governo estadual.

Recomenda-se que esse mesmo documento (disponível em http://patosdeminas.mg.gov.br/home/wp-content/uploads/2022/01/Protocolo-COES-retorno-as-aulas-27.01.2022.pdf) seja adotado pelas instituições de ensino da rede particular, de modo a unificar as condutas de cuidado e combate à Covid-19 em Patos de Minas. Destaca-se que, sendo a pandemia dinâmica, tais orientações podem ser alteradas mediante melhora ou piora do atual cenário epidemiológico.

A Secretaria Municipal de Educação, baseada em levantamentos de órgãos competentes e em análise/relatos de profissionais da própria rede e da rede particular, avalia que crianças e adolescentes já foram prejudicados demais no processo de aprendizagem, sendo urgente que a rotina escolar retome da forma mais próxima possível da normalidade. Isso está sendo viável em virtude da adoção das medidas cumulativas de prevenção à Covid-19 nas unidades educacionais, bem como pelo avanço da vacinação dos trabalhadores da educação e da população de 5 a 17 anos.

Com a colaboração de todos – profissionais da educação, pais e alunos – será possível promover a segurança da comunidade escolar sem negligenciar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens do município. Certos de poder contar com a comunidade patense, a prefeitura e a Semed desejam a todos um ano letivo de sucesso e muito aprendizado.