Edital de Chamamento Público

CULTURA VIRTUAL Unindo Laços, Quebrando Resistências

Secretário: Ivan Rosa

Telefone: (34)3822-9892 – 3822-9664

Endereço: Rua José de Santana, 119 – Jardim Centro – Patos de Minas/MG (sede da Biblioteca João XXIII)

e-mail: secretariadecultura@patosdeminas.mg.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Lei Complementar 553/2017

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é o órgão de assessoramento ao Prefeito e de elaboração, execução e avaliação das políticas culturais, turísticas, esportivas e de lazer, competindo-lhe especialmente:

  • I – promover e difundir os movimentos culturais do município;
  • II – estimular a preservação das raízes culturais da municipalidade;
  • III – estimular as manifestações de natureza artística e popular;
  • IV – apoiar o esporte amador e especializado para as crianças, jovens e adultos;
  • V – apoiar, excepcionalmente e mediante lei específica, o esporte profissional;
  • VI – assegurar espaços físicos destinados ao lazer;
  • VII – planejar e executar atividades de lazer para a comunidade;
  • VIII – pesquisar, selecionar e preservar objetos, documentos e valores históricos do município;
  • IX – administrar e preservar o Museu Histórico de Patos de Minas;
  • X – levantar prédios de natureza histórica do município e viabilizar os seus tombamentos;
  • XI – apoiar a publicação de obras que registrem usos e costumes e toda a tradição histórica do município de Patos de Minas;
  • XII – gravar depoimentos das pessoas idosas sobre a vida política e social do município;
  • XIII – motivar os jovens para a pesquisa de caráter histórico, bem como respeito aos valores e tradições do município;
  • XIV – administrar e manter atualizada a Biblioteca Pública “João XXIII”;
  • XV – desenvolver projetos de estímulo à leitura, inclusive em parceria com as escolas municipais;
  • XVI – administrar e apoiar o Conservatório Municipal;
  • XVII – elaborar e executar Plano Municipal de Cultura;
  • XVIII – elaborar e executar Plano Municipal de Turismo;
  • XIX – administrar, diretamente ou indiretamente, os pedalinhos municipais;
  • XX – planejar, executar e supervisionar os eventos turísticos do Município, especialmente Festa Nacional do Milho e Festejos de Finais de Ano;
  • XXI – divulgar as atrações turísticas do município em diversas localidades, objetivando o desenvolvimento do turismo.

    Procon lacra bomba de posto por entregar menos combustível do que o valor pago

    O Procon de Patos de Minas lacrou uma das bombas de um posto de combustível situado na Avenida J.K. na tarde desta quarta-feira (24). A partir de denúncia enviada ao órgão, foi constatado que o equipamento abastecia veículos com quantidade inferior à informada no painel. A variação aceitável para 20 litros de combustível é de 60ml para menos ou 100ml para mais, mas a empresa em questão entregava 80ml a menos ao cliente, ou seja, diferença de 33% do permitido.

    Covid-19: Saúde disponibiliza resultados de exames via WhatsApp

    A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou dois números de WhatsApp para a população solicitar o resultado de exames da Covid-19 realizados no Hospital de Campanha. O objetivo é que as pessoas não se desloquem para essa finalidade, uma vez que, a partir da suspeita da doença, o paciente e todos da mesma casa devem permanecer em isolamento.

    Procon firma convênio com TJMG para fortalecer defesa do consumidor patense

    O Procon Municipal receberá um Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Patos de Minas. A boa notícia é fruto de convênio celebrado hoje (23) entre o Executivo local, por meio do próprio serviço de proteção ao consumidor, com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A novidade fortalece a defesa das causas consumeristas no município.

    Secretário estadual de Saúde chega a Patos de Minas com força-tarefa da Covid-19

    O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, chegou, na manhã desta terça-feira (23), a Patos de Minas. Ele está acompanhado do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, e da força tarefa de combate à Covid-19 da SES-MG. A visita tem como objetivo avaliar a situação dos hospitais que realizam o atendimento via SUS na cidade e também o cenário da Covid-19 na região.

    Covid-19: estrutura física do Hospital de Campanha será ampliada

    O Hospital de Campanha ganhará nova ala que servirá como sala de espera e como centro de triagem. A estrutura completa para ampliação do espaço foi cedida pelo produtor Guilherme Donâncio Rodrigues Xaulim. Parte desse material já foi descarregada na unidade, e a previsão é que o restante da estrutura chegue até a metade desta semana.

    Informe sobre vacinação contra Covid-19 para trabalhador da saúde

    Nesta segunda-feira (22/02/2021), está agendada vacinação contra Covid-19 (1ª dose) para trabalhadores da saúde de Patos de Minas. Serão atendidas as pessoas devidamente cadastradas na plataforma digital nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro. Já no próximo sábado (27), recebem a segunda dose aqueles vacinados nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro. Em ambas as datas, a vacinação ocorrerá no CEAE.

    Manipulação de alimentos: servidores do Viva Cristavo recebem capacitação

    As boas práticas de manipulação, higiene pessoal, comportamental e ambiental são muito importantes para evitar a contaminação dos alimentos. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Banco de Alimentos, promoveu, na última sexta-feira (12), capacitação para os servidores da padaria e do refeitório do Viva Cristavo. A formação foi ministrada pela nutricionista Dayane de Fátima e Silva.

    Covid-19: com dados epidemiológicos no vermelho, Patos de Minas acata cenário mais restrito

    A Prefeitura de Patos de Minas acatou a recomendação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para restringir, por 15 dias, o funcionamento presencial de atividades não essenciais e a circulação de pessoas sem justificativa. As novas regras proíbem, inclusive, o acesso de todos os cidadãos a praças e parques municipais, abrangendo as pistas de caminhada situadas nas orlas da Lagoa Grande e da Lagoinha. As medidas estão normatizadas no Decreto 5.001, que entra em vigor na próxima quinta-feira (18), ou seja, com validade até 4 de março.