Edital de Chamamento Público

CULTURA VIRTUAL Unindo Laços, Quebrando Resistências

Secretário: Fábio Amaro

Telefone: (34)3822-9892 – 3822-9664

Endereço: Rua José de Santana, 119 – Jardim Centro – Patos de Minas/MG (sede da Biblioteca João XXIII)

e-mail: secretariadecultura@patosdeminas.mg.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Lei Complementar 553/2017

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é o órgão de assessoramento ao Prefeito e de elaboração, execução e avaliação das políticas culturais, turísticas, esportivas e de lazer, competindo-lhe especialmente:

• I – promover e difundir os movimentos culturais do município;
  • II – estimular a preservação das raízes culturais da municipalidade;
  • III – estimular as manifestações de natureza artística e popular;
  • IV – apoiar o esporte amador e especializado para as crianças, jovens e adultos;
  • V – apoiar, excepcionalmente e mediante lei específica, o esporte profissional;
  • VI – assegurar espaços físicos destinados ao lazer;
  • VII – planejar e executar atividades de lazer para a comunidade;
  • VIII – pesquisar, selecionar e preservar objetos, documentos e valores históricos do município;
  • IX – administrar e preservar o Museu Histórico de Patos de Minas;
  • X – levantar prédios de natureza histórica do município e viabilizar os seus tombamentos;
  • XI – apoiar a publicação de obras que registrem usos e costumes e toda a tradição histórica do município de Patos de Minas;
  • XII – gravar depoimentos das pessoas idosas sobre a vida política e social do município;
  • XIII – motivar os jovens para a pesquisa de caráter histórico, bem como respeito aos valores e tradições do município;
  • XIV – administrar e manter atualizada a Biblioteca Pública “João XXIII”;
  • XV – desenvolver projetos de estímulo à leitura, inclusive em parceria com as escolas municipais;
  • XVI – administrar e apoiar o Conservatório Municipal;
  • XVII – elaborar e executar Plano Municipal de Cultura;
  • XVIII – elaborar e executar Plano Municipal de Turismo;
  • XIX – administrar, diretamente ou indiretamente, os pedalinhos municipais;
  • XX – planejar, executar e supervisionar os eventos turísticos do Município, especialmente Festa Nacional do Milho e Festejos de Finais de Ano;
  • XXI – divulgar as atrações turísticas do município em diversas localidades, objetivando o desenvolvimento do turismo.

Saúde recebe veículos novos para atendimento odontológico móvel na área rural

O atendimento odontológico a moradores da área rural de Patos de Minas ganhou importante reforço esta semana com a chegada de dois veículos novos. São duas picapes, com tração nas quatro rodas, para transportar as equipes e rebocar os consultórios móveis, chamados de odontomóveis. Os recursos para aquisição das caminhonetes advêm do Ministério da Saúde e foram alocados pelo deputado federal Luiz Gonzaga Ribeiro (Subtenente Gonzaga – PDT/MG) atendendo à solicitação do vereador Cabo Batista.

Feitio da pamonha: uma tradição que se tornou patrimônio cultural de Patos de Minas

Com o objetivo de dar visibilidade ao feitio da pamonha, prática tradicional em Patos de Minas e que se tornou patrimônio cultural do município, a Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) produziu material de divulgação para ser disponibilizado nas redes sociais. O fôlder elaborado convida a população a (re)conhecer essa relevante manifestação e anuncia também a entrada no que é conhecido como o “primeiro tempo” do feitio da pamonha, período que compreende os meses de dezembro a março, marcado pela “época das chuvas” e da colheita tradicional do milho nas roças.

Publicada portaria nomeando equipe de transição

O prefeito assinou a Portaria 4.455/2020 nomeando a Comissão de Transição da atual para a próxima gestão. O documento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município (acesse aqui) nesta terça-feira (24). Os membros indicados por José Eustáquio Rodrigues Alves ficam encarregados de acompanhar o processo e disponibilizar documentos e informações que venham a ser solicitados. Os trabalhos da comissão ocorrem de 25 de novembro a 31 de dezembro.

Azul faz inspeção de segurança para retomar voo regular em Patos de Minas

Patos de Minas tem dado importantes passos para voltar a operar voos comerciais no Aeroporto Pedro Pereira dos Santos. Isso porque, nos últimos anos, efetivou-se no local uma série de melhorias como, por exemplo, a instalação de estação meteorológica e de gerador e a construção da sala de embarque. Essas e outras adequações foram inspecionadas – e aprovadas – por técnicos da Azul Linhas Aéreas na última sexta-feira (20). Eles consideraram a infraestrutura adequada aos critérios exigidos pela empresa para recolocar o município na rota de embarque e desembarque.

Covid-19: informe sobre Parque Municipal do Mocambo

Não há previsão para reabertura, pois o poder público municipal não tem infraestrutura adequada e recursos humanos suficientes para mantê-lo em funcionamento seguindo o protocolo sanitário determinado pelo Minas Consciente para atrativos naturais. Apesar de o Mocambo ser um local público situado em ambiente ao ar livre, é uma área delimitada e, dessa forma, deve ser gerenciado. Assim, cabe à gerência e, por consequência, à prefeitura, a responsabilidade de, mantendo-o aberto, efetivar todas as normas preconizadas contra a Covid-19.

Concorrendo com candidatos de outros países, alunos do Conservatório Municipal são premiados em festival

Dois alunos do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues foram destaque no Festival de Violão Souza Lima, um dos mais tradicionais do Brasil e com concorrentes de outros países. Lucas Silva Soares foi segundo colocado na categoria de 12 a 14 anos, e Diogo Mendonça Leite conquistou o terceiro lugar na categoria de 15 a 17 anos. Os dois são orientados pelo professor Wanderson Paulo.