Edital de Chamamento Público

CULTURA VIRTUAL Unindo Laços, Quebrando Resistências

Secretário: Ivan Rosa

Telefone: (34) 3822-9892 / 3822-9664

Endereço: Rua José de Santana, 119 – Jardim Centro – Patos de Minas/MG (sede da Biblioteca João XXIII)

Horário de funcionamento: 12h às 18h

E-mail: secretariadecultura@patosdeminas.mg.gov.br

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Lei Complementar 553/2017

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é o órgão de assessoramento ao Prefeito e de elaboração, execução e avaliação das políticas culturais, turísticas, esportivas e de lazer, competindo-lhe especialmente:

  • I – promover e difundir os movimentos culturais do município;
  • II – estimular a preservação das raízes culturais da municipalidade;
  • III – estimular as manifestações de natureza artística e popular;
  • IV – apoiar o esporte amador e especializado para as crianças, jovens e adultos;
  • V – apoiar, excepcionalmente e mediante lei específica, o esporte profissional;
  • VI – assegurar espaços físicos destinados ao lazer;
  • VII – planejar e executar atividades de lazer para a comunidade;
  • VIII – pesquisar, selecionar e preservar objetos, documentos e valores históricos do município;
  • IX – administrar e preservar o Museu Histórico de Patos de Minas;
  • X – levantar prédios de natureza histórica do município e viabilizar os seus tombamentos;
  • XI – apoiar a publicação de obras que registrem usos e costumes e toda a tradição histórica do município de Patos de Minas;
  • XII – gravar depoimentos das pessoas idosas sobre a vida política e social do município;
  • XIII – motivar os jovens para a pesquisa de caráter histórico, bem como respeito aos valores e tradições do município;
  • XIV – administrar e manter atualizada a Biblioteca Pública “João XXIII”;
  • XV – desenvolver projetos de estímulo à leitura, inclusive em parceria com as escolas municipais;
  • XVI – administrar e apoiar o Conservatório Municipal;
  • XVII – elaborar e executar Plano Municipal de Cultura;
  • XVIII – elaborar e executar Plano Municipal de Turismo;
  • XIX – administrar, diretamente ou indiretamente, os pedalinhos municipais;
  • XX – planejar, executar e supervisionar os eventos turísticos do Município, especialmente Festa Nacional do Milho e Festejos de Finais de Ano;
  • XXI – divulgar as atrações turísticas do município em diversas localidades, objetivando o desenvolvimento do turismo.
    Editais

    Edital de cadastro para requerimento de auxílio emergencial cultural

    Covid-19: vacinação do público de 36 anos acontece nessa sexta e sábado

    Patos de Minas recebe nova remessa de vacina amanhã. São 2.190 doses, e parte delas veio destinada a trabalhadores da indústria e da construção, por isso a quantidade restante é suficiente para aplicar somente na faixa etária de 36 anos completos. O público geral dessa idade será vacinado nessa sexta-feira (30/7) e no sábado (31/7). A aplicação da vacina acontece no antigo Projeto Saci das 8h às 18h. Na sexta, recebem o imunizante pessoas com inicial de A a M, divididas em dois grupos: de A a E no período das 8h às 13h e de F a M das 13h às 18h. No sábado, será finalizada a vacinação desse grupo: iniciais de N a R devem comparecer das 8h às 13h e de S a Z no horário de 13h até 18h.

    Covid-19: entra em vigor lei que regulamenta xepa da vacina em Patos

    A lei nº 8.059/2021, que dispõe sobre a destinação de sobra da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (Edição nº 439 – Extraordinária). Conforme definido pela norma legal, a vacinação nessa modalidade está condicionada à sobra de doses no fim do expediente e ao risco de desperdício dos imunizantes. Para habilitar-se a receber a vacina, os interessados devem inscrever-se no campo Cadastro Vacinação Covid-19/ “Xepa da Vacina” do Aprova Digital. O cadastramento estará disponível a partir das 8h dessa terça-feira (27/7).

    Covid-19: aplicação de segunda dose retorna em 27/7, agora em novo local

    A partir de terça-feira (27/7), a Prefeitura de Patos de Minas abre ponto exclusivo para aplicação de segundas doses da vacina contra a Covid-19. O atendimento acontece no ginásio poliesportivo 2 do Unipam, no Bairro Caiçaras, devendo os convocados entrarem pela Rua Diacuí (entrada lateral). As primeiras doses continuam sendo administradas no antigo Projeto Saci (em frente ao Cemitério Santa Cruz).

    Covid-19: comitê local delibera por manter Patos de Minas na onda amarela

    Em reunião na tarde desta sexta-feira (23/7), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberou por permanecer na onda amarela do Minas Consciente, seguindo a classificação da macrorregião Noroeste e não da microrregião (regredida para a fase vermelha na última avaliação do Governo estadual). A decisão local baseou-se sobretudo na análise de números apresentados pela Vigilância Epidemiológica.

    Alagoas recebe Prefeitura no seu Bairro na próxima semana

    O distrito de Alagoas é o destino do próximo “Prefeitura no seu Bairro”, projeto que visa aproximar a comunidade dos serviços públicos municipais. As ações acontecem na próxima terça-feira (27/7), das 8h às 12h, na Escola Municipal Abdias Caldeira Brant.

    Covid-19: divulgado novo calendário para vacinação por idade

    Com a chegada de nova remessa nessa quinta-feira (22/7), a Prefeitura de Patos de Minas avança na vacinação do público geral contra Covid-19. No sábado recebem a dose as pessoas com 39 e 38 anos completos, sendo cinco unidades de saúde para aplicação, das 8h às 15h. Já na segunda-feira, é dia de quem tem 37 anos completos, já com o horário estendido: das 8h às 18h.

    Vigilância em Saúde Ambiental orienta clínicas veterinárias sobre leishmaniose visceral

    A Vigilância em Saúde Ambiental realizou, nos dias 13 e 14 de julho, trabalho de orientação sobre leishmaniose visceral com entrega de nota técnica versando sobre a obrigatoriedade de notificação da doença. Durante a ação, que aconteceu nas clínicas veterinárias do município, foi entregue também um formulário específico para ser encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses em caso de detecção de casos positivos em animais.

    Covid-19: calendário de segunda dose para 22 a 25/7

    A população vacinada em maio com AstraZeneca deve ficar atenta aos calendários divulgados nas redes sociais e no site do município, uma vez que as datas inscritas no cartão são apenas uma previsão. De quinta-feira a sábado, por exemplo, há segunda dose para vacinados até 10/5. No domingo é a oportunidade de quem recebeu CoronaVac completar o esquema vacinal.

    Informe: retificação do edital 009/2021

    Foi publicada, nesta segunda-feira (19/7), retificação do Edital 009/2021, alterando a data de publicação do resultado preliminar do processo seletivo simplificado para profissionais da saúde. A lista prévia dos classificados será divulgada a partir das 17h do dia 27 de julho (terça-feira).