Órgão de planejamento, execução, controle e avaliação das atividades educacionais do município de Patos de Minas.

Sua competência legal abrange a Educação Infantil (creche e pré-escola) e o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), segmentos que compõem a rede municipal de ensino com cerca de 8000 alunos matriculados.

A Semed desenvolve diversas ações voltadas para a aprendizagem dos alunos, a valorização e formação dos profissionais de Educação e a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das instituições.

Desse modo, busca promover um trabalho pautado pelos direitos de aprendizagem e pela educação integral. Considera, para tanto, a interação entre unidades de ensino, pais, alunos e comunidade e as diretrizes educacionais que, nas formas da lei, estabelecem os princípios de equidade e da valorização da diversidade, os direitos humanos, a gestão democrática do ensino público, a garantia do padrão de qualidade e a igualdade de condições para o acesso à escola e permanência nela.

semed@patosdeminas.mg.gov.br

Avenida Getúlio Vargas, nº 245 – Bairro Centro. Patos de Minas/MG