Notícias

Covid-19: resumo do novo decreto em vigor a partir desta segunda-feira

O Decreto 5.020 entra em vigor nesta segunda-feira (21) e traz condições especiais para que diferentes atividades possam realizar atendimento presencial enquanto perdurar a onda roxa, fase mais restritiva do Minas Consciente estabelecida em razão do agravamento da pandemia de Covid-19. Vale destacar que o funcionamento de qualquer atividade deve ser acompanhado de rigoroso cumprimento das medidas de segurança e dos protocolos sanitários. Isso porque Patos de Minas apresenta queda diária nos casos diários, mas a ocupação de leitos segue muito alta e há registros de óbitos diariamente.

Covid-19: idosos de 78 e 77 anos são convocados para vacinação na próxima semana

Pessoas de 78 anos (nascidos em 1943) e de 77 anos (nascidos em 1944) cadastrados na plataforma digital da Prefeitura de Patos de Minas estão convocados para vacinação contra Covid-19 na próxima semana. O ponto está montado no prédio do antigo Projeto Saci, situado na Rua Ouro Preto, 777, Bairro Várzea, próximo ao Cemitério Municipal Santa Cruz.

Covid-19: Patos de Minas retira mais 1.200 doses de CoronaVac, e maioria é para idosos

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) entregou à Vigilância Epidemiológica mais 1.200 doses de CoronaVac nesta segunda-feira (15). Elas fazem parte da sétima remessa de vacina contra a Covid-19 entregue pelo Governo estadual aos municípios mineiros a partir do envio por parte da União. Outras 1.200 unidades são referentes à segunda dose, sendo retiradas quando da aplicação.

Informe sobre vacinação contra Covid-19 para trabalhador da saúde

Nesta segunda-feira (22/02/2021), está agendada vacinação contra Covid-19 (1ª dose) para trabalhadores da saúde de Patos de Minas. Serão atendidas as pessoas devidamente cadastradas na plataforma digital nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro. Já no próximo sábado (27), recebem a segunda dose aqueles vacinados nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro. Em ambas as datas, a vacinação ocorrerá no CEAE.

Covid-19: desrespeito a protocolos sanitários é a principal infração constatada no fim de semana

Mais de 30 estabelecimentos foram fiscalizados nessa sexta-feira (12) e nesse sábado (13) pela força-tarefa contra a Covid-19. Os agentes constataram que, mesmo com números recordes da doença, alguns funcionários insistem em trabalhar sem máscara de proteção facial, motivo esse da notificação de duas lojas (uma de roupa/sapato e uma de celular) ontem na região central. Ambas também tiveram as atividades encerradas por realizar atendimento presencial

Covid-19: vacinação de idosos com mais de 90 anos começa amanhã no modelo drive-thru

Para agilizar a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos, a Secretaria de Saúde de Patos de Minas realizará um drive-thru nesse sábado (13), a partir das 8h, no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Viva Vida. As equipes atenderão as pessoas que se cadastraram até ontem, 11 de fevereiro. É obrigatório apresentar documento com foto e CPF para receber a dose.

Covid-19: novo decreto proíbe venda de bebida alcoólica em qualquer horário

Diante do aumento significativo no número de casos positivos para Covid-19 no município e levando em consideração a necessidade de medidas ainda mais rigorosas, foi publicado, nesta quinta-feira (11), o Decreto nº 4.995 estabelecendo a lei seca no município. Isso significa que todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas estão proibidos de vender esse tipo de produto sob pena de sofrer penalidades administrativas. A norma entra em vigor hoje, mas foi dado prazo até as 9 horas dessa sexta-feira (12) para que os estabelecimentos organizem-se para adequar-se a ela.

Covid-19: Patos de Minas aproxima-se de 5,5 mil vacinados com pelo menos uma dose

Até a última segunda-feira (8), 5.400 pessoas já haviam recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas. Esse número compreende 159 idosos residentes em instituições de longa permanência (sendo que todos já receberam a segunda dose) e 5.241 trabalhadores dos serviços de saúde (dos quais 1.800 receberam a dose complementar). Esses dois públicos são considerados prioritários pelo Governo federal.

Covid-19: Patos de Minas vai restringir venda de bebida alcoólica

Na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito reuniu-se com vereadores em seu gabinete para alinhar assuntos gerais pertinentes à administração pública. No encontro, foram tratados temas como os ofícios enviados no primeiro mês de mandato e também as solicitações do Executivo local à Câmara Municipal. Na oportunidade, Luís Eduardo Falcão anunciou nova medida restritiva para frear a disseminação da Covid-19: a partir de quinta-feira (11), estabelecimentos (inclusive supermercados e mercearias) ficam proibidos de comercializar bebidas alcoólicas entre 18h e 5h, mesmo em modalidade delivery e retirada.

Informe – Vacinação Covid-19

Um suposto calendário para vacinação de idosos contra Covid-19 em março está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Patos de Minas informa que a mensagem não é oficial, portanto não diz respeito ao nosso município.

Covid-19: fiscais registram poucas intercorrências na primeira noite de validade do novo decreto

Durante fiscalização na noite dessa sexta-feira (5), a força-tarefa contra a Covid-19 interditou por 15 dias um bar na Rua Olegário Maciel, região central da cidade. O estabelecimento, reincidente no descumprimento de medidas, não seguia normas previstas no Decreto 4.992/2021, publicado esta semana. Já na manhã deste sábado (6), uma barraca da Feira Livre do Produtor teve as atividades encerradas por permitir aglomeração na fila e consumo no local.

Covid-19: medidas para frear avanço da doença começam a valer nessa sexta-feira

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 anunciou hoje (4) novas medidas que visam frear o avanço da doença em Patos de Minas. O grupo de trabalho entendeu que algumas restrições são necessárias sobretudo para diminuir a circulação de pessoas e, assim, minimizar o risco de aglomerações. No geral, as atividades não essenciais devem fechar aos fins de semana e feriados e passam a ter horário especial de funcionamento de segunda a sexta-feira. As novas diretrizes, normatizadas pelo Decreto 4.992, entram em vigor a partir de amanhã (5).

Covid-19: segunda remessa de vacinas atenderá 3.350 moradores de Patos de Minas

A Vigilância Epidemiológica retirou, nessa segunda-feira (1⁰), doses referentes à segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Governo estadual. Desta vez, o município tem direito a 4.400 doses, sendo 2.300 da AstraZeneca e 2.100 da CoronaVac (das quais 1.050 ficam retidas para garantir a segunda dose, aplicada no prazo de 14 dias). Dessa forma, será possível atender 3.350 pessoas.

Covid-19: UTIs públicas beiram 100% de ocupação neste domingo

A situação dos hospitais de Patos de Minas que atendem Covid-19 é de alerta total na tarde deste domingo, em especial tratando-se da rede pública. Isso porque o Hospital de Campanha (HC) atingirá, ainda hoje, ocupação máxima da ala de UTI, ou seja, nove internados. A última vaga será preenchida por paciente que será transferido do pronto-atendimento Covid-19, anexo à UPA. No Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), nove das dez UTIs reservadas para doentes com a infecção estão ocupadas.

Covid-19: fiscais encontram mais respeito a protocolos, mas som alto leva dono de bar para delegacia

Fiscais da Prefeitura de Patos de Minas trabalharam no enfrentamento ao coronavírus nesse sábado (30) e, mais uma vez, contaram com importante apoio da Polícia Militar e da Polícia Militar do Meio Ambiente. Três chácaras foram visitadas na parte da noite, e em todas foi necessário apenas orientar quanto à responsabilidade de não exceder no volume do som. Em um bar no Bairro Ipanema II, no entanto, a polícia encerrou um show sertanejo ao vivo cujo volume do som ultrapassava o permitido em 17 decibéis.

Covid-19: bares insistem em desrespeitar normas de prevenção, e mais dois são interditados

A força-tarefa de fiscalização contra a Covid-19 acabou de encerrar as atividades em um bar localizado na Rua Major Gote, onde acontecia um show sertanejo. A ação ocorreu com apoio da Polícia Militar, que inclusive precisou reforçar o efetivo para conseguir fechar o local. O estabelecimento foi interditado por 15 dias, e o proprietário recebeu multa de aproximadamente R$ 400,00, uma vez que era reincidente.  Dezenas de denúncias relativas a esse bar foram enviadas aos canais da Prefeitura de Patos de Minas, inclusive com fotos e vídeos.

Covid-19: Patos de Minas começa a cadastrar idosos e profissionais da saúde para vacinação

Patos de Minas inicia, nesta sexta (22), o cadastramento de profissionais da saúde e de idosos acima de 75 anos para a vacinação contra a Covid-19. O procedimento será feito preferencialmente por meio da plataforma de processos digitais, na qual o usuário deve fazer login (conforme passo a passo abaixo) e depois selecionar “Cadastro para vacinação contra Covid-19” dentro do grupo prioritário a que pertencer. Para facilitar, o acesso à página de cadastramento foi disponibilizado no portal principal da prefeitura: www.patosdeminas.mg.gov.br.

Covid-19: prefeito recebe vacinas, e duas técnicas de enfermagem serão as primeiras imunizadas

A Superintendência Regional de Saúde de Patos de (SRS) recebeu hoje, às 9h12h, a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 vinda por meio do Governo de Minas Gerais. Juntamente com a superintendente Noemi Portilho, o prefeito Luís Eduardo Falcão recebeu os oficiais da força de segurança no Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos. Do montante descarregado, 4.570 unidades são para Patos de Minas.

Corregedoria-Geral instaurou 272 processos para apurar recebimento indevido do Auxílio Emergencial

Corregedoria-Geral instaurou 272 processos para apurar recebimento indevido do Auxílio Emergencial

Em cumprimento ao artigo 2º, inciso II, do Decreto 4.881, de 5 de agosto de 2020, a Prefeitura de Patos de Minas levantou o número de servidores públicos – comissionados, contratados e efetivos – incluídos indevidamente como beneficiários do Auxílio Emergencial, instituído pela União em razão da pandemia de Covid-19. Foram instaurados 272 procedimentos administrativos individualizados para apurar o pagamento nas modalidades Requerimento (185), CadÚnico (84) e Bolsa Família (3).

Covid-19: ações educativas também fazem parte do trabalho da fiscalização

Covid-19: ações educativas também fazem parte do trabalho da fiscalização

Apesar de contabilizar número menor de novos casos de Covid-19 nos últimos dias, Patos de Minas aproxima-se da marca de 2.700 notificações confirmadas da doença. Nesta segunda-feira (9), seis pacientes positivos estão internados em UTI e 12 em leitos clínicos. O cenário, segundo profissionais de saúde, ainda não permite diminuir os cuidados contra o vírus, e por isso o trabalho da fiscalização continua, inclusive com ações educativas. Na última semana, por exemplo, os fiscais da Vigilância Sanitária visitaram diversos bares da cidade e entregaram aos proprietários, em mãos, a versão atualizada do protocolo elaborado para o setor.