Notícias

Corregedoria-Geral instaurou 272 processos para apurar recebimento indevido do Auxílio Emergencial

Corregedoria-Geral instaurou 272 processos para apurar recebimento indevido do Auxílio Emergencial

Em cumprimento ao artigo 2º, inciso II, do Decreto 4.881, de 5 de agosto de 2020, a Prefeitura de Patos de Minas levantou o número de servidores públicos – comissionados, contratados e efetivos – incluídos indevidamente como beneficiários do Auxílio Emergencial, instituído pela União em razão da pandemia de Covid-19. Foram instaurados 272 procedimentos administrativos individualizados para apurar o pagamento nas modalidades Requerimento (185), CadÚnico (84) e Bolsa Família (3).

Covid-19: ações educativas também fazem parte do trabalho da fiscalização

Covid-19: ações educativas também fazem parte do trabalho da fiscalização

Apesar de contabilizar número menor de novos casos de Covid-19 nos últimos dias, Patos de Minas aproxima-se da marca de 2.700 notificações confirmadas da doença. Nesta segunda-feira (9), seis pacientes positivos estão internados em UTI e 12 em leitos clínicos. O cenário, segundo profissionais de saúde, ainda não permite diminuir os cuidados contra o vírus, e por isso o trabalho da fiscalização continua, inclusive com ações educativas. Na última semana, por exemplo, os fiscais da Vigilância Sanitária visitaram diversos bares da cidade e entregaram aos proprietários, em mãos, a versão atualizada do protocolo elaborado para o setor.

Covid-19: embora siga na onda amarela, microrregião de Patos de Minas aumenta grau de risco em dois pontos

Apesar de manter-se na onda amarela do Minas Consciente por mais uma semana (3 a 9 de outubro), a microrregião de Patos de Minas chegou ao grau de risco 14, pontuação limite para não regredir na classificação. Nas duas avaliações anteriores à divulgada ontem pelo Governo estadual, as notas foram respectivamente 12 e 11, ou seja, o grau de risco vem aumentando há duas análises seguidas. Os números confirmam o que já vem sendo alertado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19: o relaxamento nos cuidados preventivos contra a doença, tanto local quanto regionalmente, estão impactando negativamente os dados epidemiológicos.

Covid-19: Patos de Minas terá quarta semana na onda amarela

As classificações no Minas Consciente para o período de 3 a 9 de outubro foram publicadas agora há pouco pelo Governo estadual. A microrregião de Patos de Minas permanece na onda amarela, podendo, assim, seguir em funcionamento as atividades previstas nessa fase do plano. A macrorregião Noroeste também manteve-se na etapa intermediária do programa.

Covid-19: aumento de casos da doença entre os mais jovens preocupa

A contaminação de jovens e jovens adultos pelo novo coronavírus nos últimos dias em Patos de Minas tem sido motivo de alerta, e os números mostram que manter atenção nesse público é, de fato, necessário. Isso porque 123 dos 232 casos positivos da doença contabilizados entre 14 e 25 de setembro estão na faixa etária de 10 a 39 anos, ou seja, 53%. Nesse grupo, os mais atingidos são, respectivamente, aqueles com idade de 30 a 39 anos (49,6%) e de 20 a 29 anos (42,3%).

Informe – Possível retorno de aula presencial

conforme divulgado pelo Governo estadual, na tarde desta quarta-feira (23), o retorno às aulas presenciais na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) no estado de Minas Gerais está autorizado a partir do dia 5 de outubro. Entretanto, é importante destacar que apenas as regiões que estiverem classificadas na onda verde terão essa possibilidade de retomar as atividades pedagógicas presenciais nas unidades escolares.

Covid-19: cidadão relaxa na prevenção, e reflexo negativo já é percebido nos hospitais

O encerramento de uma festa com mais de 300 pessoas no último fim de semana em Patos de Minas confirmou que significativa parcela da população está relaxando nos cuidados contra o novo coronavírus, e a conduta estende-se a cidades da microrregião. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 já vem, há alguns dias, alertando para o possível impacto negativo desse comportamento nos dados epidemiológicos da doença e, consequentemente, no sistema de saúde. Os números dos últimos dias preocupam nesse sentido, uma vez que a ocupação de leitos clínicos nas redes pública e privada da cidade aumentaram expressivamente.

Covid-19: festa com mais de 300 pessoas é encerrada

Seguindo na prevenção e no combate à Covid-19, a força-tarefa de fiscalização encerrou uma festa com cerca de 350 pessoas na madrugada deste domingo (20). Os fiscais chegaram ao local, conhecido como Chácara Sartre, por meio de denúncia e, ao confirmarem a aglomeração, deram voz de prisão a dois organizadores do evento, um homem de 33 anos e uma mulher de 21 anos. Segundo a jovem, tratava-se de uma festa para comemorar o aniversário dela.

Covid-19: diminui grau de risco na microrregião de Patos de Minas

O grau de risco atribuído à microrregião de Patos de Minas caiu de 14 para 11 na avaliação semanal do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual, ocorrida nessa quarta-feira (16). A pontuação permitiu que as 11 cidades integrantes dessa divisão adotada para fins do Minas Consciente permaneçam na onda amarela no período de 19 a 25 de setembro. A redução significa movimento positivo dos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus, e o destaque é que houve melhora nos seis dos sete indicadores analisados, e um deles permaneceu estável.

Covid-19: porque idosos devem tomar mais cuidado para evitar contágio

Dados de Patos de Minas revelam que, até essa quinta-feira (10), foram registrados, em decorrência da doença ou de complicações advindas dela, 52 óbitos de pessoas residentes no município. Informações do painel de monitoramento disponível no Portal Saúde (saude.patosdeminas.mg.gov.br) mostram ainda que os idosos representam 77% das mortes, ou seja, dentre as vítimas da doença, 40 tinham mais de 60 anos.

Covid-19: microrregião melhora indicadores, mas ainda é preciso frear avanço da doença

Covid-19: microrregião melhora indicadores, mas ainda é preciso frear avanço da doença

A classificação da microrregião de Patos de Minas na onda amarela do Minas Consciente para o período de 12 a 18 de setembro demonstra melhora nos índices relativos à Covid-19. Contudo o momento ainda não permite relaxamento nas medidas de segurança para evitar o contágio pelo vírus. Isso porque dois dos sete indicadores considerados na avaliação do plano continuam com alto risco: Positividade Atual (33%) e Variação de Positividade (38%), índices que, segundo o Governo estadual, auxiliam no acompanhamento da incidência e da velocidade de avanço da doença.

Covid-19: Minas Consciente coloca Patos de Minas outra vez na onda amarela

Apesar de a macrorregião Noroeste seguir na onda vermelha do Minas Consciente, a microrregião de Patos de Minas retorna à onda amarela a partir de 12 de setembro (sábado). A orientação é válida até o dia 18 próximo. A reclassificação foi divulgada no fim da tarde de hoje, após reunião do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual.

Dessa forma, as atividades no município continuam como estão atualmente, com permissão, por exemplo, para salões de beleza, academias, clubes e ensino extracurricular.