Notícias

20/04/2017 - Prefeito José Eustáquio recebe relatório final do Fórum Cultural

Documento detalha o movimento cultural em Patos de Minas e sugere diversas ações

O Relatório Final do Fórum Cultural de 2017 foi entregue, esta semana, ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Uma comissão da Diretoria Executiva do Fórum, composta pelo presidente, Vane Pimentel; o secretário Civuca Costa e o artesão e presidente da AFIAP, Vivaldo Maia, esteve no Gabinete do Prefeito para apresentar, em linhas gerais, o relatório, que apresenta as demandas culturais do movimento, sugestões para alteração e melhorias em leis municipais da cultura, além do pedido de criação e nomeação do Conselho Municipal de Política Cultural. durante a realização do evento. Além desses membros, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, também esteve presente e abriu a reunião destacando a importância do documento, que pode direcionar as ações da secretaria para o setor cultural de Patos de Minas.

O Fórum Cultural aconteceu nos dias 10 e 11 de março, no Teatro Leão de Formosa, e reuniu agentes culturais e pessoas ligadas aos movimentos de Patos de Minas que participaram de três momentos, divididos em círculos para debates, nos temas mapeamento cultural, políticas públicas e legislação cultural, além das reivindicações dos grupos locais. Passada essa fase, foi deliberado que uma comissão elaborasse um relatório que após seria entregue à Administração Municipal. A ideia é de que as propostas sirvam de orientação para a criação do Plano Municipal de Cultura, como também a indicação de entidades e segmentos para composição do Conselho Municipal de Política Cultural.

De acordo com o prefeito, o documento será analisado para a elaboração de políticas públicas. A sugestão de criar o Conselho Municipal de Cultura e de que pelo menos dois membros sejam especialistas em leis e elaboração de projetos será analisada pelo Prefeito.

Os membros da comissão também ressaltaram a abertura de diálogo com os movimentos culturais pela Administração Municipal, o que demonstra a boa vontade de se fazer um trabalho produtivo na área.

Ao final da reunião, o secretário da diretoria executiva do Fórum Cultural, Civuca Costa, entreguei sugestões, elaboradas por ele, para o setor de Turismo no Município.
 
















OUTRAS NOTÍCIAS

Futuros moradores do Residencial Pizolato assinam os contratos de seus novos lares

veja mais

Secretaria de Educação e UFU promovem curso de formação para professores

veja mais

Associação Peleja lança novo festival cultural e gastronômico na Praça do Fórum

veja mais

Secretaria de Educação irá contratar estagiários e auxiliares de serviços

veja mais

Escola Estadual Padre Almir recebe ações educativas de combate à dengue

veja mais

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial será apresentado em Patos de Minas

veja mais

Equipes do leste e oeste lutam pelo título da Taça Zona Rural

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana em Patos de Minas

veja mais

Lançado o Programa Municipal de Educação para o Trânsito pela Prefeitura de Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR