20/04/2017 - PMCD promove mutirão de limpeza no bairro Cerrado

A tarefa serviu como exemplo para que todos descartem o lixo em local apropriado

Com o compromisso de cuidar da saúde da população patense, evitando que doenças como a Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika se instalem em Patos de Minas, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realizou, ontem (19), um mutirão de recolhimento de materiais inservíveis em terrenos baldios do Bairro Cerrado. A ação tem como objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças e, ainda, orientar a população sobre como se prevenir.

O resultado da atividade feita pelos agentes de combate às endemias foi preocupante. Foram recolhidos restos de cimento, latas, garrafas pet, sacolas plásticas e uma grande quantidade de lixo doméstico que havia sido descartada de forma incorreta. Todos esses materiais foram acondicionados em sacos de lixo que foram descartados em locais apropriados.

A gerente do programa, Sueli Santos, alerta sobre a atitude, que muitas pessoas ainda têm, de jogar lixo em ruas e terrenos baldios. Segundo ela, essas atitudes podem comprometer a saúde dos moradores próximos aos locais que têm virado depósito inadequado de lixo. “É fundamental que toda a população, inclusive os responsáveis por obras em construções, acondicione os retos de materiais em caçambas e que o lixo doméstico seja acondicionado em sacos plásticos. Além disso que esse material seja colocado na rua, próximo ao horário da coleta. A colaboração de todos é muito importante para que possamos nos proteger contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika”.