11/08/2017 - Novas ambulâncias são entregues ao Samu

Em entrevista coletiva, o coordenador explicar como funciona o Serviço em Patos de Minas e o que representa a chegada dos novos veículos

Depois de receber novas ambulâncias em Belo Horizonte, doadas pelo Governo do Estado, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, realizou a entrega oficial dos veículos ao coordenador do Samu Municipal, em solenidade realizada na manhã dessa 5ª feira (10).

A entrega aconteceu na sede do Samu, localizada aos fundos do Centro Clínico do Unipam, na Avenida Marabá. O prefeito, juntamente com o secretário Municipal de Saúde, José Henrique Nunes Borges, reuniu o coordenador do Samu, Alexander Gonçalves de Souza e a equipe de atendentes e médicos para entregar as chaves e a documentação da doação dos veículos, que vieram todos equipados com maca, cilindros de oxigênio e outros equipamentos.

O prefeito destacou a importância do serviço na cidade e falou da alegria de receber as três novas ambulâncias. “Foi um presente do Governo de Minas para nós, visto que o Samu de Patos de Minas é municipal e não é mantido com os recursos estaduais. O que houve foi um reconhecimento pelo excelente trabalho prestado pelos funcionários do serviço, desde o atendimento telefônico ao executado no local do socorro”, salientou o prefeito.

Participaram da solenidade, os vereadores Nivaldo Tavares e Edimê Avelar que destacaram a importância do serviço no município. Os vereadores Mauri Sérgio (da JL), Walter Geraldo de Araújo (Waltinho), Otaviano Marques e Sebastião Sousa Almeida (Tião Mariano), além do vice-prefeito Paulo Mota e o assessoria institucional e ouvidor do Município, Milton Romero.

O coordenador do Samu agradeceu a presença de todos e a oportunidade de explicar como funciona o órgão. Além disso, ele considerou as novas ambulâncias um presente. “Elas chegam para renovar a frota do Samu. Iremos manter as três equipes em funcionamento e com esses novos veículos e equipamentos, podemos prestar um serviço ainda mais com qualidade”, esclareceu Alexander.

O secretário de Saúde apresentou uma novidade em primeira mão. O Governo Federal vai encaminhar, nos próximos meses, uma nova ambulância Sprinter de suporte avançado para Patos de Minas.

O socorrista Natal Rocha destacou a importância dos veículos para o serviço e o incentivo que essa valorização com a chegada de equipamentos novos tem proporcionado. Ele também fez uma revelação: o projeto Samuzinho, que havia sido impalntado no governo da ex-prefeita Beia Savassi e sido interrompido, vai voltar a ser executado. “Queremos estar mais próximos das escolas, dos alunos, para que possamos criar uma cultura de prevenção, passando a elas os primeiros socorros e outras orientações”, enfatizou.

Da sede do Samu, as três ambulâncias seguiram para a praça do Fórum, onde ficaram expostas para que a população pudesse tomar conhecimento da nova conquista para Patos de Minas.