11/08/2017 - Ceasa realiza palestra sobre a produção de alimentos orgânicos

A prefeitura de Patos de Minas e a Emater-MG promoveram, ontem (10), a palestra “Produção Orgânica de Alimentos” com o extensionista da Emater de Indianópolis, Marco Aurélio Borba Moreira. O evento reuniu diversos produtores e pessoas interessadas na modalidade de produção, além de profissionais e estudantes, no restaurante da Ceasa - Regional Patos de Minas.

O objetivo foi de esclarecer as formas de produção e, principalmente, como se procede a certificação participativa e seus tipos. Também foram apresentados dados sobre o processo de transição do sistema convencional de produção para o sistema orgânico; canais de comercialização para produtores que possuem Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e os que não possuem DAP.

A Ceasa também buscou a formação de um grupo de produtores rurais interessados em produzir alimentos orgânicos certificados já que a procura por alimentos mais saudáveis cresce em todo país e tem aberto espaço para os produtos que são certificados por serem livres de agrotóxicos e agentes químicos. Há estudos que ligam o crescimento do número de casos de câncer ao uso desses venenos.

De acordo com o palestrante, apesar da agricultura orgânica apresentar uma menor produtividade e um custo maior de produção, os alimentos orgânicos têm valor de mercado em torno de 30% maior, o que representa também maior lucratividade.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, o secretário municipal de Agricultura – interino, Edno Oliveira Brito e o vereador Otaviano Marques. O prefeito anunciou a todos da pretensão da Administração Municipal de viabilizar, nas dependências da Ceasa, a produção orgânica de hortaliças e outros alimentos para fornecimento para as escolas e centros de educação infantil municipais, além de encaminhá-la ao banco de alimentos, que está sendo construído dentro da Central de Abastecimento em ritmo acelerado.

Os interessados em participar do grupo preencheram um cadastro e a Ceasa deverá promover mais encontros para implantar a agricultura orgânica no município.