Notícias

11/08/2017 - Ceasa realiza palestra sobre a produção de alimentos orgânicos

O evento reuniu diversos produtores e pessoas interessadas na modalidade de produção, além de profissionais e estudantes

A prefeitura de Patos de Minas e a Emater-MG promoveram, ontem (10), a palestra “Produção Orgânica de Alimentos” com o extensionista da Emater de Indianópolis, Marco Aurélio Borba Moreira. O evento reuniu diversos produtores e pessoas interessadas na modalidade de produção, além de profissionais e estudantes, no restaurante da Ceasa - Regional Patos de Minas.

O objetivo foi de esclarecer as formas de produção e, principalmente, como se procede a certificação participativa e seus tipos. Também foram apresentados dados sobre o processo de transição do sistema convencional de produção para o sistema orgânico; canais de comercialização para produtores que possuem Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e os que não possuem DAP.

A Ceasa também buscou a formação de um grupo de produtores rurais interessados em produzir alimentos orgânicos certificados já que a procura por alimentos mais saudáveis cresce em todo país e tem aberto espaço para os produtos que são certificados por serem livres de agrotóxicos e agentes químicos. Há estudos que ligam o crescimento do número de casos de câncer ao uso desses venenos.

De acordo com o palestrante, apesar da agricultura orgânica apresentar uma menor produtividade e um custo maior de produção, os alimentos orgânicos têm valor de mercado em torno de 30% maior, o que representa também maior lucratividade.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, o secretário municipal de Agricultura – interino, Edno Oliveira Brito e o vereador Otaviano Marques. O prefeito anunciou a todos da pretensão da Administração Municipal de viabilizar, nas dependências da Ceasa, a produção orgânica de hortaliças e outros alimentos para fornecimento para as escolas e centros de educação infantil municipais, além de encaminhá-la ao banco de alimentos, que está sendo construído dentro da Central de Abastecimento em ritmo acelerado.

Os interessados em participar do grupo preencheram um cadastro e a Ceasa deverá promover mais encontros para implantar a agricultura orgânica no município.
 
































OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Patos de Minas inaugura CMEI Vereador Heleno Luiz no Bairro Peluzzo

veja mais

Semed irá contratar Educador Infantil, Auxiliar de Serviços e Estagiários

veja mais

Animais da raça nelore serão avaliados em provas de melhoramento genético

veja mais

Ruas de Major Porto começam a receber obras de asfaltamento

veja mais

Liderança nas Obras Públicas é tema de encontro na Prefeitura de Patos de Minas

veja mais

Prefeitura realiza campanha para conscientizar motoristas sobre radares

veja mais

UFU abre processo seletivo de tutor para atuação em cursos EAD na Universidade Aberta

veja mais

Tempo e temperatura para o final de semana em Patos de Minas

veja mais

Moradores do bairro Jardim Paulistano recebem as chaves de suas residências no Jardim Esperança IV

veja mais


   VOLTAR