Notícias

11/09/2017 - Reuniões e visitas para disseminação de produção orgânica de alimentos são realizadas com sucesso pela Prefeitura de Patos de Minas

Um dos objetivos das visitas e reuniões é a adoção de técnicas agroecológicas na produção de alimentos

Na segunda-feira passada, dia 4, foram realizadas visitas em duas propriedades rurais, ambas na região de Contendas, munícipio de Patos de Minas. O objetivo da visita foi tomar conhecimento das práticas de manejo adotadas pelos agricultores, membros do grupo de interessados em cultivar produtos orgânicos, com vistas a um futuro cadastramento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como produtores orgânicos, de acordo com a Lei nº 10.831, de 23/12/2003 e suas regulamentações. Estas visitas dão continuidade à palestra e à reunião realizadas no mês de agosto, na sede da CEASA Regional de Patos de Minas, sobre a “Produção Orgânica de Alimentos”.

Estiveram presentes nas visitas o extensionista da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Marco Aurélio Moreira e a Auditora Fiscal Federal Agropecuária e Agrônoma do MAPA, Zenaide Silveira, além dos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável, Darlan Cunha (Engenheiro Agrônomo) e Kleiber Rodrigues (Veterinário).

A primeira visita foi realizada na propriedade rural de Vicente Cunha, produtor de hortaliças, e em seguida, a propriedade de Dácio Arvelos, produtor de cana de açúcar.

Na terça-feira (05), foi realizada uma reunião na CEASA Regional, para dar o passo inicial, de fato, na formação da Organização de Controle Social (OCS), organização de agricultores e colaboradores (consumidores e técnicos). A OCS tem a finalidade de orientar os seus componentes sobre quais práticas podem e quais não podem ser adotadas no sistema orgânico de produção. Foram abordados, também, outros temas, como as exigências para conseguir a certificação, a legislação referente ao tema e questões relacionadas aos trâmites legais.

A auditora do MAPA, Zenaide Silveira, manifestou a sua visão do grupo: “Notamos que os participantes têm um interesse especial no tema da agricultura orgânica, sendo que alguns deles já adotam técnicas agroecológicas importantes para a conversão, como o não uso de agrotóxicos, o uso de restos de culturas para a cobertura do solo, revolvimento mínimo do solo, preparo de caldas à base de urina de vaca e plantas e, o mais importante, buscam os conhecimentos técnicos sobre o tema e compartilham suas experiências entre si, o que os caracterizam como pessoas aptas a uma futura regularização como produtores orgânicos no Ministério da Agricultura”, ressaltou.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Darlan Cunha, uma característica de destaque dos participantes do grupo é a de possuírem uma consciência agroecológica bastante avançada. ”Esperemos que os produtores consigam aliar a consciência agroecológica à confiança que os membros de uma OCS precisam ter uns nos outros; o grupo tem tudo para ser modelo de como praticar uma agricultura orgânica bem sucedida”, comentou.
 














OUTRAS NOTÍCIAS

Consultoria entrega relatório da primeira fase da Reforma Administrativa

veja mais

Hoje é Quinta! Saiba a previsão do tempo em Patos de Minas

veja mais

Educadores relatam experiências com metodologias de ensino no “Tecendo Vivências”

veja mais

Encerradas as reuniões com as secretarias e órgãos municipais sobre a Reforma Administrativa

veja mais

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Prefeitura é aberta

veja mais

Moradores do bairro Lagoinha participam de evento de conscientização do Novembro Azul

veja mais

Procon realiza ação educativa para evitar prejuízo ao consumidor na Black Friday

veja mais

Com apoio da Prefeitura, será realizada mais uma apresentação do “Terra Sem Sombra”

veja mais

Prefeitura continua os serviços de roçada e capina nos canteiros da avenida Ivan Borges

veja mais


   VOLTAR