Notícias

11/01/2018 - Artista patense recebe premiação nacional em Ouro Preto

A conquista é um marco para o trabalho realizado em Patos de Minas ao longo de 15 anos


Orgulho para Patos de Minas, a artista Marialda Coury foi vencedora do Concurso Nacional de Presépios realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Marialda Coury é diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho e coordena o projeto “Marias Artesãs”.

As obras inscritas no concurso deveriam fazer uma releitura da tradição cristã dos presépios, destacando as técnicas, a arte e a memória. As obras ficaram expostas na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto, durante o período de 08 de dezembro de 2017 a 06 de janeiro deste ano.

O concurso está em sua 45ª edição e a conquista da premiação para Marialda Coury, significa a persistência de um trabalho de 15 anos com o artesanato de tradição. “Um sentimento de que estou cumprindo a missão. Resgatar a história da Fenamilho e continuar os projetos de artesanato nas oficinas”, disse a diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho.

Marialda Coury foi a mais votada pelo júri técnico da fundação. Com criatividade, usou a palha de milho para produzir a sua obra e promover a cultura de Patos de Minas. O presépio foi criação da artista e leva o nome da entidade Maria Artesãs que comemorou 15 anos de trabalho. “A marca das Marias está presente nas flores usadas para compor a obra”, disse a artista.

Para o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, a premiação engrandece o nome da cidade em um panorama nacional. “Essa premiação mostra como o povo da cidade de Patos de Minas é capaz de conquistar cada vez mais espaço nacionalmente. Além da Fenamilho, já conhecida Brasil a fora, agora com a conquista da artista Marialda Coury, teremos visibilidade em um segmento diferente. O artesanato de tradição realizado em nossa terra tem agora, visibilidade nacional”, comentou o prefeito.

A Fundação de Arte de Ouro Preto é conhecida pelo seu importante trabalho em nome do patrimônio cultural de Minas Gerais e busca estudar e conservar a arte, além de promover ações culturais em todo o Estado, como também em âmbito nacional e internacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Sindicato Rural de Patos de Minas
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Programa de Combate à Dengue intensifica trabalhos na cidade

veja mais

Novos membros do Conselho Municipal Sobre Drogas serão empossados na próxima quinta-feira

veja mais

Carnê do IPTU 2018 será entregue pelos Correios aos contribuintes até na primeira semana de julho

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

veja mais

Moradores dos bairros que compõem a região Nordeste poderão dar sugestões para a Revisão do Plano Diretor em Audiência Pública na próxima segunda-feira

veja mais

Secretaria de Educação irá contratar novos Estagiários e Intérprete Educacional de Libras

veja mais

Ampliando o projeto para Patos de Minas, Grupo ABC inaugura Drogaria com aproximadamente 5400 itens e geração de cinco novas vagas de emprego direto

veja mais

Mais de 1.500 chamados são registrados pelo SAMU de Patos de Minas em maio

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana em Patos de Minas

veja mais


   VOLTAR