11/01/2018 - Artista patense recebe premiação nacional em Ouro Preto

A conquista é um marco para o trabalho realizado em Patos de Minas ao longo de 15 anos

Orgulho para Patos de Minas, a artista Marialda Coury foi vencedora do Concurso Nacional de Presépios realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Marialda Coury é diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho e coordena o projeto “Marias Artesãs”.

As obras inscritas no concurso deveriam fazer uma releitura da tradição cristã dos presépios, destacando as técnicas, a arte e a memória. As obras ficaram expostas na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto, durante o período de 08 de dezembro de 2017 a 06 de janeiro deste ano.

O concurso está em sua 45ª edição e a conquista da premiação para Marialda Coury, significa a persistência de um trabalho de 15 anos com o artesanato de tradição. “Um sentimento de que estou cumprindo a missão. Resgatar a história da Fenamilho e continuar os projetos de artesanato nas oficinas”, disse a diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho.

Marialda Coury foi a mais votada pelo júri técnico da fundação. Com criatividade, usou a palha de milho para produzir a sua obra e promover a cultura de Patos de Minas. O presépio foi criação da artista e leva o nome da entidade Maria Artesãs que comemorou 15 anos de trabalho. “A marca das Marias está presente nas flores usadas para compor a obra”, disse a artista.

Para o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, a premiação engrandece o nome da cidade em um panorama nacional. “Essa premiação mostra como o povo da cidade de Patos de Minas é capaz de conquistar cada vez mais espaço nacionalmente. Além da Fenamilho, já conhecida Brasil a fora, agora com a conquista da artista Marialda Coury, teremos visibilidade em um segmento diferente. O artesanato de tradição realizado em nossa terra tem agora, visibilidade nacional”, comentou o prefeito.

A Fundação de Arte de Ouro Preto é conhecida pelo seu importante trabalho em nome do patrimônio cultural de Minas Gerais e busca estudar e conservar a arte, além de promover ações culturais em todo o Estado, como também em âmbito nacional e internacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Sindicato Rural de Patos de Minas