Notícias

11/01/2018 - Artista patense recebe premiação nacional em Ouro Preto

A conquista é um marco para o trabalho realizado em Patos de Minas ao longo de 15 anos


Orgulho para Patos de Minas, a artista Marialda Coury foi vencedora do Concurso Nacional de Presépios realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Marialda Coury é diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho e coordena o projeto “Marias Artesãs”.

As obras inscritas no concurso deveriam fazer uma releitura da tradição cristã dos presépios, destacando as técnicas, a arte e a memória. As obras ficaram expostas na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto, durante o período de 08 de dezembro de 2017 a 06 de janeiro deste ano.

O concurso está em sua 45ª edição e a conquista da premiação para Marialda Coury, significa a persistência de um trabalho de 15 anos com o artesanato de tradição. “Um sentimento de que estou cumprindo a missão. Resgatar a história da Fenamilho e continuar os projetos de artesanato nas oficinas”, disse a diretora da Fundação Casa de Cultura do Milho.

Marialda Coury foi a mais votada pelo júri técnico da fundação. Com criatividade, usou a palha de milho para produzir a sua obra e promover a cultura de Patos de Minas. O presépio foi criação da artista e leva o nome da entidade Maria Artesãs que comemorou 15 anos de trabalho. “A marca das Marias está presente nas flores usadas para compor a obra”, disse a artista.

Para o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, a premiação engrandece o nome da cidade em um panorama nacional. “Essa premiação mostra como o povo da cidade de Patos de Minas é capaz de conquistar cada vez mais espaço nacionalmente. Além da Fenamilho, já conhecida Brasil a fora, agora com a conquista da artista Marialda Coury, teremos visibilidade em um segmento diferente. O artesanato de tradição realizado em nossa terra tem agora, visibilidade nacional”, comentou o prefeito.

A Fundação de Arte de Ouro Preto é conhecida pelo seu importante trabalho em nome do patrimônio cultural de Minas Gerais e busca estudar e conservar a arte, além de promover ações culturais em todo o Estado, como também em âmbito nacional e internacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Sindicato Rural de Patos de Minas
 


OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeitura irá implantar fábrica de software em parceria com a Fundação Educacional de Patos de Minas

veja mais

Secretaria Municipal de Saúde alerta para vacinação contra a Febra Amarela

veja mais

Secretaria Municipal de Saúde alerta para vacinação contra a Febra Amarela

veja mais

Secretaria Municipal de Saúde alerta para vacinação contra a Febra Amarela

veja mais

Prefeitura e Fhemig fazem reunião para tratar de problemas de não recebimento de pacientes de Patos de Minas

veja mais

Primeiro LIRAa do ano está em andamento em Patos de Minas

veja mais

Confira a Previsão do Tempo para esta quarta-feira

veja mais

Prefeitura de Patos de Minas e Unipam firmam parceria em busca da eficiência energética

veja mais

Unidades de Saúde funcionam em horário especial para atendimento ao trabalhador

veja mais


   VOLTAR