Notícias


12/01/2018 - Secretaria de Estado da Saúde emite alerta para prevenção contra a febre maculosa

Apesar de Patos de Minas não ter casos da doença, a população deve ficar atenta ao frequentar campos abertos e matas, que são os principais locais de contágio


A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais emitiu um alerta na última terça-feira (09), para todo o estado devido à alta taxa de transmissão da Febre Maculosa Brasileira (FMB). O principal transmissor da doença é o carrapato e com o período de férias, as visitas a áreas rurais têm um aumento significativo, o que proporciona grandes chances de contágio, já que o principal local de incidência do inseto é em campos abertos e em matas, mas também em áreas urbanas onde existe a presença de grande quantidade de grama.

O carrapato se torna transmissor ao picar uma capivara que é considerada o principal hospedeiro da doença. De acordo com o gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Erivaldo Rodrigues Soares, ainda não há registros de casos da doença em Patos de Minas, mas isso não é sinônimo de descuido. “A população deve ficar atenta, pois o alerta foi emitido para todo o estado e mesmo que nossa cidade não tenha registrado nenhum caso ainda, estamos propícios, já que em nossa região há uma grande quantidade de animais dessa espécie”, disse o gerente de Epidemiologia.

Algumas medidas devem ser tomadas para quem irá passar as férias em áreas de risco, tais como: uso de roupas compridas; uso de calças e camisas claras; fazer a inspeção periódica do corpo após caminhar por matas e campos abertos para evitar a presença do inseto.

O inseto pica o corpo do ser humano em um período de 4h a 6h e o vírus poderá ficar encubado no organismo humano em até 14 dias sem que os sintomas apareçam, o que geralmente acontece do 2º ao 6º dia. Os sintomas mais frequentes são: febre elevada; cefaleia; mialgia intensa; mal estar generalizado; vômitos e o princípio de manchas avermelhadas na palma das mãos e dos pés. A transmissão acontece apenas pela picada do carrapato e, em caso de picada, a pessoa deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para atendimentos e orientações.

*Foto: Reprodução Internet
 
OUTRAS NOTÍCIAS

Mostra Científica apresenta intervenções realizadas nas Unidades de Saúde da Prefeitura

veja mais

Encerramento de atividades do trabalho social para as famílias realocadas no bairro Jardim Esperança IV será realizado no próximo sábado

veja mais

Prefeitura e Iprem realizam encontro para servidores aposentados e pensionistas nesta quarta-feira

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira

veja mais

Obras para conclusão da Creche Alto Limoeiro são retomadas nesta segunda-feira

veja mais

Prefeitura abre licitação para quatro quiosques na Orla da Lagoa

veja mais

Audiência Pública Final para Revisão do Plano Diretor acontece nesta quarta-feira

veja mais

Pagamento do Bolsa Família começa a ser liberado nesta segunda

veja mais


   VOLTAR