12/01/2018 - Procon alerta população após notificações de Golpe da Falsa Lista Telefônica

Foram registrados mais de 40 atendimentos a empresas e profissionais liberais que receberam as propostas via telefonema

O Procon de Patos de Minas recebeu, nos últimos dias, dezenas de reclamações sobre um telefonema oferecendo anúncio em lista telefônica, mas a suspeita é de que seria um provável golpe. A maneira de agir, de operar e executar a atividade entre os casos relatados era a mesma, o que despertou a suspeita da direção do órgão.

De acordo com o coordenador geral do Procon-Patos de Minas, Rafael Godinho, em 2017 foram registradas mais de 40 reclamações durante todo o ano. “Recebemos dezenas de reclamações, e nos atendimentos percebemos que entre um e outro caso, não havia diferença, o que despertou muita suspeita”, disse o coordenador.

Ainda segundo o coordenador, algumas empresas possuem de fato dados cadastrais verdadeiros como CNPJ. Já outras utilizam informações de empresas terceiras para se manterem no mercado. De acordo com dados do Procon, o valor dos contratos que são negociados via telefonema varia de R$1.000 a R$5.000 reais.“A população deve ficar atenta e tomar cuidado com os telefonemas com grandes facilidades e, em caso de dúvida, deve procurar o Procon para esclarecimentos e apoio”, alertou Rafael Godinho.

O Procon é órgão responsável por atuar em defesa do consumidor. É responsável por informar sobre seus direitos e fiscalizar as relações de consumo, muitas vezes impondo multas para os fornecedores que violam a lei. O Procon está localizado no antigo Fórum situado na avenida Getúlio Vargas, 245 no bairro Centro (Antigo Fórum). Dúvidas, reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 3822-9774.

*Imagem meramente ilustrativa