12/03/2018 - Homenagens a ex-craques do futebol patense marcam a abertura da Taça Zona Rural

Realizado no PTC2, evento reuniu atletas, familiares e autoridades. Santa Maria sagrou-se campeã do torneio-início e Major Porto ficou em segundo. Primeira rodada da Taça será no próximo domingo

Centenas de pessoas, entre atletas, familiares e autoridades, compareceram na manhã de ontem (11) às dependências do clube PTC2 para a solenidade e torneio de abertura da sexta edição da Taça Zona Rural João Manuca, campeonato de futebol society que reúne 28 equipes da região rural de Patos de Minas.

Além da tradicional cerimônia, com entrada e enfileiramento dos atletas no gramado e a execução do hino nacional, o evento contou com uma homenagem prestada a três ex-atletas do futebol patense, que receberam das mãos do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, um diploma de “Mérito Esportivo”, em reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte de Patos e região. Os agraciados foram: Edivar Pereira de Souza, Evaristo Alves Ribeiro e José Borges de Sousa.

Ao fazer o uso da palavra, o Prefeito Municipal relembrou detalhes da carreira profissional de cada um dos ex-craques da bola, citando-os como exemplos a serem seguidos pelos jovens jogadores. Uma outra homenagem, prestada pelos atletas de Bonsucesso, foi feita para recordar o jovem Mauro César, ex-jogador da equipe e que perdeu a vida em um acidente de trânsito ocorrido no ano passado.

Além do Prefeito José Eustáquio, estiveram presentes o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; o Diretor de Esportes, Alex Peres; o Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Francisco Carlos Frechiani; os Vereadores Cabo Batista, Paulo Augusto Corrêa, Nivaldo Tavares e Otaviano Marques; o presidente da Liga Patense de Desportos, Baltasar Pedro de Brito e o vice, Cássio Luiz Ribeiro Duarte; além do o presidente do clube PTC, Edson Nogueira. O ex-Prefeito e ex-Deputado Estadual Elmiro Alves do Nascimento também compareceu à solenidade.

Após as formalidades, a bola rolou nos quatro gramados society do clube, com partidas sendo realizadas com 10 minutos de duração cada, envolvendo as 28 equipes presentes. A arbitragem foi conduzida por árbitros da Liga Patense de Desportos e a organização dos jogos realizada por instrutores de esporte da Prefeitura Municipal, coordenados pelo Diretor da pasta, Alex Peres.

Duas equipes da mesma região do município chegaram à final do torneio-início. Santa Maria e Major Porto venceram todos os seus jogos e se enfrentaram na grande final, que foi realizada debaixo de uma forte chuva, que caiu no começo da tarde. Após o empate sem gols, a decisão foi para as penalidades e a equipe de Santa Maria converteu todas as cobranças, enquanto Major Porto perdeu uma. Com a conquista, Santa Maria recebeu o troféu de campeão e mais dois pontos na tabela de classificação, que serão contabilizados para a fase de grupos da competição, que inicia-se no próximo domingo, em gramados da região rural de Patos de Minas.

Major Porto, agraciado com o troféu de vice, recebe um ponto adicional na classificação. Além da pontuação dada aos finalistas, todas as equipes presentes ao evento de abertura receberam dois pontos na classificação da fase de grupos. Um farto churrasco e feijão tropeiro foram oferecidos, por apoiadores do projeto, aos atletas que compareceram à solenidade. O patrocínio dos alimentos foi dado pelas empresas Suinco, Sano e Mercifran.

A Taça Zona Rural é um dos maiores eventos esportivos realizados no município e região, tornando-se Lei Municipal no ano de 2014. A competição acontece, anualmente, tendo duração de dois meses.