04/04/2018 - Com o mote “Patos de Minas Unida Contra o Mosquito”, Prefeitura Municipal lança campanha de conscientização

Campanha alerta que só o compromisso de todos pode-se evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelos mosquitos

A Prefeitura de Patos de Minas iniciou, nesta semana, uma campanha de conscientização para o combate aos mosquitos transmissores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Por isso, o alerta deve ser constante uma vez que a cada cidadão pode colaborar para evitar uma epidemia.

A campanha alerta que “só o compromisso de todos pode evitar uma epidemia de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. De acordo com as peças da campanha elaborada pela Prefeitura, as chuvas aumentam os lugares de acúmulo de água e as chances do mosquito se reproduzir. “Mas, a nossa prevenção tem que ser o ano inteiro, dia e noite!”, ressalta uma das mensagens.

Composta por outdoors, folhetos, banners, anúncios e propagandas de rádio e TV, a campanha tem o objetivo de alertar a população para os cuidados básicos no combate ao mosquito como manter caixas, tambores e pneus cobertos; esvaziar garrafas e guardá-las de boca para baixo; colocar areia no pratinho dos vasos de plantas e em cacos de vidro em cima de muros; trocar a água de vasilhas dos animais e evitar jogar lixo em ruas e terrenos baldios, dentre outras inúmeras ações.

De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos do mosquito necessitam de água para desenvolverem-se, podendo sobreviver até 450 dias mesmo que o local onde foram depositados esteja seco. Por isso, a campanha está sendo lançada neste momento em que as chuvas começam a ficar mais escassas e o período de seca se aproxima. “É necessário que cada um faça sua parte para que o mosquito não se reproduza e Patos de Minas fique livre de epidemias, de doenças que podem até levar à morte. Convocamos toda a cidade para que, juntos, possamos estar unidos contra o mosquito”, ressaltou o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves.