11/04/2018 - Patos de Minas terá sua origem e cultura contadas no livro “Histórias do Cerrado”

O objetivo do livro é registrar, divulgar e valorizar a história, os costumes, as lendas e as tradições populares dos municípios

O projeto da produtora Plus Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, irá produzir o livro “Histórias do Cerrado”, que tem o intuito de relatar as referências históricas e culturais de quatro municípios do Alto Paranaíba.

Patos de Minas foi um das cidades escolhidas e fará parte de uma dessas histórias a serem contadas e que vão servir como estudo e referência para futuras gerações, tanto no contexto histórico quanto patrimonial e cultural. Além da cidade, os municípios de São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba também farão parte desse projeto.

O livro tem o objetivo de registrar, divulgar e valorizar a história, os costumes, as lendas, as tradições populares e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos patrimônios históricos, culturais e naturais da região, utilizando fotos atuais e de acervos que registraram a história e cultura local.

De acordo com o diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Geenes Alves, a obra irá contribuir para o turismo local e regional. “Além de apresentar as belezas naturais de Patos de Minas, também intenciona contar um pouco da sua história por meio de seus monumentos patrimoniais, contribuindo significativamente para o turismo local e regional", ressalta o diretor.

Segundo o produtor cultural Luiz Ricardo Silva, o livro irá contar sobre a história e cotidiano das cidades do Alto Paranaíba. “O livro irá relatar um pouco da história e do cotidiano da primeira fronteira do agronegócio do cerrado, localizada na região do Alto Paranaíba, com destaque especial para a cidade de Patos de Minas, que é o centro comercial dessa microrregião, sendo a cidade com uma bela história de superação e desenvolvimento, desde o início com uma grande vocação para a agricultura e negócios relacionados”, enfatiza o produtor.

O livro terá 200 páginas, com média de 150 fotos e textos rápidos e leves para facilitar a leitura e proporcionar ao leitor uma sensação de estar fazendo uma viagem pelo Municípios escolhidos. O projeto também está disponível pelo site Histórias do Cerrado, que será atualizado durante o seu desenvolvimento.

*Foto: Google