13/04/2018 - Praça do bairro Jardim Recanto é adotada formalmente por senhora que já cuida do espaço há vários anos

Essa foi mais formalização realizada dentro do Programa Patos Mais Verde, que beneficia moradores do bairro Jardim Recanto, através das mãos habilidosas de dona Ana Maria

Cada vez mais o programa Patos Mais Verde têm beneficiado a população de Patos de Minas com a adoção de praças, canteiros centrais e outros espaços ajardinados da cidade. Nessa quinta-feira (12), o termo de adoção da Praça Sebastião Martins Magalhães, no bairro Jardim Recanto, foi formalizado pela senhora Ana Maria de Oliveira.

Para a assinatura do Termo de Adoção, o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, e o coordenador do Programa Patos Mais Verde, André Franco, estiveram no local. Eles visitaram o espaço verde e ficaram impressionados com a dedicação da moradora. “Dona Ana Maria é um dos exemplos de amor a Patos de Minas, já que faz um trabalho voluntário há anos e a praça que ela cuida é diferenciada e gera benefício para toda a população de seu entorno, de seu bairro. O esforço dela é digno de reconhecimento”, ressaltou o prefeito.

Ana Maria de Oliveira cuida da praça há alguns anos e cultiva no espaço verde plantas medicinais, ornamentais, deixando a praça muito mais agradável. A voluntária ainda instalou uma estante com livros e revistas para momentos de entretenimento e leitura. Além de cuidar de toda a jardinagem da praça, que fica localizada na Rua José Rodrigues dos Santos, no bairro Jardim Recanto, ela ainda realiza alguns momentos de confraternização para a população do entorno da praça.

Com a ajuda da senhora Ana Maria e dos moradores, a praça é bem cuidada e bastante colorida, chamando a atenção de quem passa pelo local. O espaço verde recebeu pinturas com grafites em toda sua extensão, o que deu mais vida à paisagem urbana.

Com a adoção de canteiros centrais, espaços ajardinados e praças, tanto os moradores quanto a cidade se beneficiam com um local mais bem cuidado. Essa formalização da adoção do espaço faz parte do Programa Patos Mais Verde, que visa ao estabelecimento de parcerias público-privadas com a população para que se possa cuidar dos locais, deixando a cidade ainda mais bonita com a ajuda de voluntários.

“Esse é apenas um dos exemplos de pessoas que adotam as praças próximas às suas casas e têm um grande benefício com o passatempo, já que podem trabalhar na terra, cuidar, ver crescer o que plantam e que têm muito orgulho de realizar este trabalho voluntário”, enfatizou André Franco.

Segundo ele, a cada adoção realizada, a cidade avança, os espaços verdes prosperam, uma vez que a parceria público-privada fortalece o sentimento de pertencimento dos moradores. “O morador, empresa ou associação de moradores que adota uma praça, um canteiro, um espaço verde demonstra o seu amor pela cidade, pelo local onde vive, pela sua comunidade, isso é muito digno e muito bem vindo”, enfatiza André Franco.

Para formalizar uma adoção antiga ou uma nova, o interessado deve procurar a Assessoria Especial de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 3822-9130 ou encaminhar e-mail para endereço eletrônico desenvolvimentoeconomico@patosdeminas.mg.gov.br para solicitar a documentação exigida para protocolar a intenção.