Notícias


13/04/2018 - Patos de Minas faz adesão ao Sinapir

Patos de Minas foi representada pelo Coordenador Municipal de Igualdade Racial e agora integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial


O Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, reuniu-se com o coordenador municipal de Igualdade Racial de Patos de Minas, José Antônio Ventura, na última semana, para assinatura do Termo de Adesão e Compromisso estabelecido entre a União, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos, para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade Gestão Básica.

Na ocasião, Juvenal Araújo lembrou o Edital nº 01/2018 – SEPPIR/MDH, no qual estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos poderão apresentar propostas até o dia 29 de junho de 2018. “Precisamos que o gestor tenha conhecimento e compromisso com a política pública de igualdade racial de seu estado, sensibilizar os governadores e prefeitos para a adesão do Sinapir e para apresentar seus projetos e submetê-los ao edital”, destacou.

Segundo o Senhor Ventura, como é popularmente conhecido dentro e fora da Associação dos remanescentes quilombos da família Teodoro de Oliveira e Ventura, a adesão servirá como medida de fortalecimento da temática em questão. “Esta assinatura dá credibilidade às políticas públicas do governo federal, e capacita gestores públicos quanto ao entendimento das ações de igualdade racial e especificidades de nossas comunidades quilombolas”, ressalta.

Para o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, integrar o sistema nacional é importante para o desenvolvimento das políticas públicas em prol da Igualdade Racial. “Com essa adesão, podemos desenvolver ações de valorização da cultura quilombola, os congados e moçambiques tão pujantes em nossa região”, ressaltou o prefeito.

A região de Patos de Minas possui cerca de 20 comunidades quilombolas, cinco associações e registro de 70 anos de existência de movimento. Para 2018, ainda está prevista a inauguração do Museu do Negro e quilombola na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

*com informações e fotos: Ascom SENAPIR
 
OUTRAS NOTÍCIAS

Mostra Científica apresenta intervenções realizadas nas Unidades de Saúde da Prefeitura

veja mais

Encerramento de atividades do trabalho social para as famílias realocadas no bairro Jardim Esperança IV será realizado no próximo sábado

veja mais

Prefeitura e Iprem realizam encontro para servidores aposentados e pensionistas nesta quarta-feira

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira

veja mais

Obras para conclusão da Creche Alto Limoeiro são retomadas nesta segunda-feira

veja mais

Prefeitura abre licitação para quatro quiosques na Orla da Lagoa

veja mais

Audiência Pública Final para Revisão do Plano Diretor acontece nesta quarta-feira

veja mais

Pagamento do Bolsa Família começa a ser liberado nesta segunda

veja mais


   VOLTAR