Notícias


13/04/2018 - Patos de Minas faz adesão ao Sinapir

Patos de Minas foi representada pelo Coordenador Municipal de Igualdade Racial e agora integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial


O Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, reuniu-se com o coordenador municipal de Igualdade Racial de Patos de Minas, José Antônio Ventura, na última semana, para assinatura do Termo de Adesão e Compromisso estabelecido entre a União, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos, para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade Gestão Básica.

Na ocasião, Juvenal Araújo lembrou o Edital nº 01/2018 – SEPPIR/MDH, no qual estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos poderão apresentar propostas até o dia 29 de junho de 2018. “Precisamos que o gestor tenha conhecimento e compromisso com a política pública de igualdade racial de seu estado, sensibilizar os governadores e prefeitos para a adesão do Sinapir e para apresentar seus projetos e submetê-los ao edital”, destacou.

Segundo o Senhor Ventura, como é popularmente conhecido dentro e fora da Associação dos remanescentes quilombos da família Teodoro de Oliveira e Ventura, a adesão servirá como medida de fortalecimento da temática em questão. “Esta assinatura dá credibilidade às políticas públicas do governo federal, e capacita gestores públicos quanto ao entendimento das ações de igualdade racial e especificidades de nossas comunidades quilombolas”, ressalta.

Para o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, integrar o sistema nacional é importante para o desenvolvimento das políticas públicas em prol da Igualdade Racial. “Com essa adesão, podemos desenvolver ações de valorização da cultura quilombola, os congados e moçambiques tão pujantes em nossa região”, ressaltou o prefeito.

A região de Patos de Minas possui cerca de 20 comunidades quilombolas, cinco associações e registro de 70 anos de existência de movimento. Para 2018, ainda está prevista a inauguração do Museu do Negro e quilombola na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

*com informações e fotos: Ascom SENAPIR
 
OUTRAS NOTÍCIAS

Dia Mundial da Água: Crianças e adolescentes participarão de trilhas guiadas no Parque do Mocambo

veja mais

Definido o local de realização da prova do processo seletivo de estágio

veja mais

Aplicativo de táxi aéreo Flapper e Projeto Voe Minas Gerais fecham parceria para expansão de voos no Estado

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira em Patos de Minas

veja mais

Prefeitura firma convênio com CDCs para auxiliar no transporte de universitários da área rural

veja mais

Plantio Global é realizado na Avenida Getúlio Vargas com plantio de mudas de árvores nativas

veja mais

Secretaria de Desenvolvimento Social terá setor específico para atender famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal

veja mais

Primeira rodada da Taça Zona Rural tem 80 gols

veja mais


   VOLTAR