13/04/2018 - Patos de Minas faz adesão ao Sinapir

Patos de Minas foi representada pelo Coordenador Municipal de Igualdade Racial e agora integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, reuniu-se com o coordenador municipal de Igualdade Racial de Patos de Minas, José Antônio Ventura, na última semana, para assinatura do Termo de Adesão e Compromisso estabelecido entre a União, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos, para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade Gestão Básica.

Na ocasião, Juvenal Araújo lembrou o Edital nº 01/2018 – SEPPIR/MDH, no qual estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos poderão apresentar propostas até o dia 29 de junho de 2018. “Precisamos que o gestor tenha conhecimento e compromisso com a política pública de igualdade racial de seu estado, sensibilizar os governadores e prefeitos para a adesão do Sinapir e para apresentar seus projetos e submetê-los ao edital”, destacou.

Segundo o Senhor Ventura, como é popularmente conhecido dentro e fora da Associação dos remanescentes quilombos da família Teodoro de Oliveira e Ventura, a adesão servirá como medida de fortalecimento da temática em questão. “Esta assinatura dá credibilidade às políticas públicas do governo federal, e capacita gestores públicos quanto ao entendimento das ações de igualdade racial e especificidades de nossas comunidades quilombolas”, ressalta.

Para o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, integrar o sistema nacional é importante para o desenvolvimento das políticas públicas em prol da Igualdade Racial. “Com essa adesão, podemos desenvolver ações de valorização da cultura quilombola, os congados e moçambiques tão pujantes em nossa região”, ressaltou o prefeito.

A região de Patos de Minas possui cerca de 20 comunidades quilombolas, cinco associações e registro de 70 anos de existência de movimento. Para 2018, ainda está prevista a inauguração do Museu do Negro e quilombola na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

*com informações e fotos: Ascom SENAPIR