15/05/2018 - Caravana Servas chega a Patos de Minas nesta quarta-feira

A instituição vai atender demandas de entidades socioassistenciais da cidade e de municípios da região

Com o intuito de regionalizar as ações e expandir o diálogo com a comunidade mais vulnerável de todo o estado de Minas Gerais, a Caravana Servas estará em Patos de Minas nesta quarta-feira (16), oferecendo o curso Carinho de Mãe destinado a gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Além de oferecer o curso para as gestantes, a Caravana também fará doação de geladeiras, cadeiras de roda e banho e lâmpadas de LED para instituições socioassistenciais. O evento será realizado na Apae, localizada na Rua José Pereira da Fonseca, 250, no bairro do Rosário, a partir das 9h.

As doações são viabilizadas por parcerias com agentes da sociedade civil e setor privado conforme explica a presidente do Servas e primeira dama do estado, Carolina Pimentel. “Contamos com recursos de nossos parceiros para ampliar o alcance de nossas ações com mais qualidade e obter resultados transformadores”, ressalta Carolina Pimentel.

Com a caravana, o Servas já atendeu entidades de Formoso, no extremo noroeste de Minas, e Araxá. Foi a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, no Serro, em Três Corações, e em São João das Missões, que fica às margens do Rio São Francisco, no Norte do Estado. Também passou por Pará de Minas e Mutum, além de Itambacuri, no Vale do Mucuri, e Alfenas, também no Sul de Minas. Agora chega a Patos de Minas para beneficiar muitas pessoas, através das entidades filantrópicas.

Servas

É um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, que presta assistência social em todo o Estado de Minas Gerais a partir de parcerias com o setor público, setor privado e sociedade civil para desenvolver projetos e ações que complementem as políticas públicas de desenvolvimento social. Teve origem em 1951, durante o governo Juscelino Kubitschek, quando a primeira dama Sarah Kubitschek criou as Pioneiras Sociais para dar apoio à maternidade e infância.

A instituição não integra a estrutura pública, embora seja presidida, historicamente, pelas primeiras-damas do estado, um caráter importante, na avaliação de Carolina Pimentel. “É importante porque amplia o nosso horizonte de trabalho, uma vez que a própria sociedade se envolve nas ações sociais. Buscamos os parceiros onde estiverem, não importa a área de atuação, desde que o objetivo final seja o desenvolvimento social e a diminuição das desigualdades”, ressalta a primeira dama.

A Caravana Servas

O projeto foi criado para regionalizar as ações do Servas, levando para o interior do estado atividades e programas sociais que já são desenvolvidos em Belo Horizonte e região metropolitana. Com a caravana, a instituição reforça sua missão de ir mais longe para estar perto de quem mais precisa.

Carinho de Mãe

Curso idealizado pela presidente Carolina Pimentel para atender gestantes em situação de extrema vulnerabilidade social com o objetivo de levar informação sobre a saúde e os cuidados da mãe e do bebê, antes, durante e depois da gestação, com palestras realizadas por profissionais voluntários com experiência na área da saúde e do direito das mulheres e crianças.