09/08/2018 - Prefeitura vai apoiar a realização de projetos educacionais e sociais liderados pela Elus Ambiental em Patos de Minas

Na semana passada, o presidente da Elus Ambiental, uma Organização Civil de Interesse Público (OSCIP), Júlio Cesar de Morais, cumpriu diversos compromissos em Patos de Minas e um deles foi a visita à Prefeitura Municipal, onde foi recebido pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues. Na ocasião, o representante da organização oficializou a instalação do escritório da Elus em Patos de Minas e explanou, ao Chefe do Executivo, todas as possibilidades de parceria com a OSCIP.

Uma ação que já está em andamento é a realização do 1º Encontro dos Profissionais de Meio Ambiente das Empresas de Médio e Grande Porte do Alto Paranaíba e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf). Com data para acontecer em 21 de setembro - Dia da Árvore, a Prefeitura já se tornou parceira do evento, que vai discutir ações pontuais e problemas ambientais do Município, entre outros assuntos.

Foi apresentada ao Prefeito a possibilidade de celebração de parceria com as três esferas do Poder Público: Municipal, Estadual e Federal, sem a exigência de um processo licitatório. Isso porque, o estatuto da Elus permite que os recursos captados, através de empresas e por meio de dedução do imposto de renda, sejam aplicados diretamente nos programas de interesse público e grande alcance social.

Fundada em 2006 e com sede em Campinas, a OSCIP chega a Patos de Minas com a proposta de desenvolver programas e projetos relacionados à educação, meio ambiente, cultura, inclusão digital, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Para realizar tais programas, a organização busca a parceria de empresas, da Prefeitura Municipal e demais setores do poder público.

Elus Ambiental

Em seu portfólio, a Elus tem parcerias com empresas como a Honda Automóveis do Brasil, Wolkswagem, Tetra Pak, além de instituições como a Prefeitura Municipal de Sumaré e Prefeitura de Hortolândia. Dentre diversos programas já realizados, a OSCIP firmou parceria com universidades para viabilizar o Programa de Compensação de Emissões de Gás Carbônico, mais conhecido como Carbon Control. Um dos principais objetivos do programa é o reflorestamento das margens do Ribeirão Quilombo e do Rio Jacuba, no Estado de São Paulo, garantindo maior qualidade de vida aos municípios daquela região.

Também como ações de destaque da Elus, estão a produção e distribuição de livros didáticos, realização de atividades nas escolas, envolvendo teatro, cinema, passeios, palestras e oficinas e programa de arborização de áreas urbanas. A mascote da Elus, o “Recicladinho”, criado pelo presidente da OSCIP como uma forma de abordar o tema da reciclagem de uma forma lúdica, já rendeu a publicação de um livro com 64 páginas de papel reciclado. Em sua 1º edição, o livro teve uma tiragem de 30 mil exemplares que foram distribuídos nas escolas de São Paulo. Atualmente, já são mais de 100 livros e, em breve, será feita sua 8ª edição.

*Com informações Ascom Elus – Jornalista: Rejane Gomes.