09/08/2018 - Centro Integrado de Assistência à Saúde será inaugurado nesta segunda-feira

Um reforço tão esperado para a Saúde do patense será implantado na próxima segunda-feira (13). Em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), a Prefeitura inaugura o Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS), que vai fazer um atendimento intermediário entre os postos de saúde e a UPA. A solenidade está marcada para às 19h, no Centro Clínico do Unipam, localizado na Avenida Marabá.

O novo centro contará com uma equipe da Saúde da Família formada por médico generalista, enfermeiro, técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, além de prestação de serviços especializados de ginecologia e pediatria por universitários, através de estágio supervisionado envolvendo alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Farmácia e Psicologia do Unipam, além de ambulatório de feridas crônicas como úlceras. Além disso, o centro abrigará serviços de vacinação, testes do pezinho, e ações dos grupos de hipertensos, diabéticos e idosos, cursos de gestante, planejamento familiar, visitas domiciliares, entre outros.

A proposta é de que o CIAS atenda casos mais simples em que o paciente não precise se deslocar até a UPA e que tenha um horário estendido, ficando aberto das 07h às 22h de segunda a sexta-feira. Segundo a Gerente de Atenção Básica, Marilene Rivany Nunes, a unidade de saúde será uma referência de atendimento para a população de Patos de Minas. “O CIAS será uma unidade de atendimento para a população patense, disponibilizando profissionais de saúde para consulta médica, funcionamento ambulatorial, oferecendo exames ou tratamento de feridas crônicas”, informou a gerente.