07/11/2018 - Encontro Técnico do TCEMG começa nesta quinta-feira em Patos de Minas

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas, Câmara Municipal, Superintendência Regional de Ensino e Amapar realizará nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09), uma das etapas da sexta edição do Encontro Técnico "TCEMG e os Municípios", promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O encontro, realizado desde 2010, tem como principal objetivo capacitar prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários municipais e agentes públicos municipais e estaduais. Este ano, o tema abordado será “Educação, transparência e sustentabilidade da receita pública”.

No dia 8 de novembro, a abertura do Encontro Técnico será feita pelo presidente do TCEMG, Cláudio Terrão e pelo promotor de justiça Paulo Henrique Delicoli. Na programação a assessora da Presidência do TCEMG, Naila Garcia Mourthé, ministrará a palestra “Programa na Ponta do Lápis: avanços da fiscalização da Educação”, em seguida, a procuradora do Ministério Público de Contas, Cristina Melo, falará sobre “O controle da oferta da educação infantil”. O assessor da Diretoria Geral, Paulo Vicente Guimarães, abordará as “Possíveis soluções para problemas na gestão da educação” e, a servidora do TCEMG, Érica Apgaua, falará sobre “Compras públicas sustentáveis na educação”. A programação traz ainda a palestra da servidora Edina Motta que abordará o tema “Receitas e Despesas na Educação”. A coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Patrícia Cortez, finalizará as atividades do dia 08 com o tema “Ouvidoria, Controle Social e a Lei 13.460/17”.

Para abrir as atividades do dia 09 de novembro, o coordenador da 2ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios, Paulo Figueiredo, ministrará a palestra “Eficiência na arrecadação tributária: a nova fiscalização do TCEMG”, o coordenador de Auditoria Operacional, Ryan Brwnner, falará sobre “O controle da qualidade da educação nas auditorias operacionais: resultados e desafios”.

De acordo com a Diretoria de Comunicação do TCEMG, aproximadamente, 300 pessoas se inscreveram para participar do encontro que acontecerá no Salão House Fest, localizado na Avenida Fátima Porto, 4750, Cônego Getúlio. O credenciamento está programado para começar as 8h. Além das palestras dos servidores do TCEMG, um representante do Sebrae falará sobre “Educação Empreendedora” e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), fará uma palestra sobre “Gestão financeira das caixas escolares”.