08/11/2018 - Projeto Samuzinho será retomado pela Prefeitura para levar a alunos de escolas municipais informações que podem salvar vidas

Nessa terça-feira (06), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram uma reunião para discutirem sobre o volta das atividades do projeto “Samuzinho”, que será retomado nas escolas municipais no próximo ano. O projeto tem como objetivo capacitar alunos e professores sobre as técnicas de primeiros socorros bem como reconhecer situações de emergência médica, tudo para salvar vidas.

De acordo com a Secretária de Saúde, Denise Fonseca, a capacitação é destinada a professores e alunos da 7ª série das escolas municipais e acontecerão em 10 aulas ao longo do primeiro semestre letivo de 2019. Com as aulas, alunos e professores estarão aptos a identificar e efetuar técnicas de primeiros socorros em situações de emergências como paradas respiratórias e ataques cardíacos até a chegada do Samu. “Nós queremos promover e estimular em nossas crianças e jovens a solidariedade, através de ações que visem à saúde e ao cuidado com próximo, transformando o mundo em um lugar melhor para todos”, destacou Denise, ressaltando que os alunos receberão um material didático elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o SAMU.

Em um primeiro momento, as aulas serão ministradas por representante do Samu, junto a alunos do curso de Medicina do Unipam. Ao final do curso, os alunos e professores do projeto participarão de uma cerimônia de formatura e receberão o Certificado de Socorrista Mirim, emitido pelo SAMU. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, através das secretarias municipais de Saúde, Educação e do Samu, a Associação Médica e o Unipam.