Notícias


08/11/2018 - Motofog é utilizada na intensificação das medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue

Diante dos fatores climáticos vivenciados nos últimos dias, calor intenso e chuvas, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) tem intensificado as medidas de vigilância, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Para que os resultados sejam positivos as equipes do PMCD têm aumentado as visitas domiciliares, em pontos estratégicos, mutirões de recolhimento de materiais inservíveis, campanhas educativas de mobilização em saúde, palestras, blitz educativas e pulverização, utilizando a Motofog ou bombas costais, quando necessário.

A Motofog é uma motocicleta utilizada para a realização do Fumacê, ou seja, com uma bomba adaptada, o veículo realiza a pulverização utilizando uma quantidade equilibrada de inseticida. A Motofog possibilita que todas as regiões sejam bem atendidas, inclusive becos e locais de difícil acesso.

De acordo com a Coordenadora do PMCD, Daniele Cristine Nunes, é fundamental a parceria entre os Agentes de Combate às Endemias e a população para que sejam combatidos focos e criadouros do mosquito. “As pulverizações somente são realizadas quando recebemos notificações de casos de Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela para fazer o bloqueio de caso e evitar a transmissão dessas doenças. Não podemos executá-la de forma indiscriminada, pois estaríamos lançando inseticida no meio ambiente, podendo causar um desequilíbrio ambiental e resistência dos vetores”, informou a Coordenadora ressaltando a importância da conscientização e participação da população no combate às endemias.

“É importante ressaltar também que a motofog só mata o mosquito adulto e que o compromisso de todos os cidadãos para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre zikae febre amarela urbana deve continuar firme, principalmente, neste período de chuvas, intercalado com sol quente”, ressaltou Daniele, alertando que é neste período que o mosquito se reproduz com maior rapidez, uma vez que tem todas as condições favoráveis para isso.
 






OUTRAS NOTÍCIAS

Kits de material escolar, adquiridos pela Prefeitura, para alunos de escolas municipais serão entregues no 1º dia letivo de 2019

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços de alimentos desta quinta-feira

veja mais

Secretaria de Educação contrata novos profissionais e estagiários

veja mais

Inscrições para o Projeto Viva Cristavo 2019 continuam abertas

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana em Patos de Minas

veja mais

Secretaria de Agricultura lança campanha de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras

veja mais

Secretaria de Finanças alerta sobre as dívidas em aberto

veja mais

Secretaria de Desenvolvimento Social divulga retificação do edital do processo seletivo do Acessuas Trabalho

veja mais


   VOLTAR