Notícias

08/11/2018 - Motofog é utilizada na intensificação das medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue

Diante dos fatores climáticos vivenciados nos últimos dias, calor intenso e chuvas, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) tem intensificado as medidas de vigilância, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Para que os resultados sejam positivos as equipes do PMCD têm aumentado as visitas domiciliares, em pontos estratégicos, mutirões de recolhimento de materiais inservíveis, campanhas educativas de mobilização em saúde, palestras, blitz educativas e pulverização, utilizando a Motofog ou bombas costais, quando necessário.

A Motofog é uma motocicleta utilizada para a realização do Fumacê, ou seja, com uma bomba adaptada, o veículo realiza a pulverização utilizando uma quantidade equilibrada de inseticida. A Motofog possibilita que todas as regiões sejam bem atendidas, inclusive becos e locais de difícil acesso.

De acordo com a Coordenadora do PMCD, Daniele Cristine Nunes, é fundamental a parceria entre os Agentes de Combate às Endemias e a população para que sejam combatidos focos e criadouros do mosquito. “As pulverizações somente são realizadas quando recebemos notificações de casos de Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela para fazer o bloqueio de caso e evitar a transmissão dessas doenças. Não podemos executá-la de forma indiscriminada, pois estaríamos lançando inseticida no meio ambiente, podendo causar um desequilíbrio ambiental e resistência dos vetores”, informou a Coordenadora ressaltando a importância da conscientização e participação da população no combate às endemias.

“É importante ressaltar também que a motofog só mata o mosquito adulto e que o compromisso de todos os cidadãos para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre zikae febre amarela urbana deve continuar firme, principalmente, neste período de chuvas, intercalado com sol quente”, ressaltou Daniele, alertando que é neste período que o mosquito se reproduz com maior rapidez, uma vez que tem todas as condições favoráveis para isso.
 






OUTRAS NOTÍCIAS

Primeira etapa de implantação da Nova Zona Azul terá 17 ruas e avenidas com cerca de 200 vagas para carros e motos

veja mais

Superintendentes Estadual e Regional e Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil realizam visita à Prefeitura

veja mais

Orla da Lagoa ganha base comunitária da PM e ciclopatrulha em ação com apoio da Prefeitura

veja mais

Serviço de Inspeção Municipal promove II Treinamento em Boas Práticas de Fabricação para açougueiros

veja mais

Programação Cultural deste fim de semana traz peças teatrais, filmes e música ao vivo

veja mais

Novos membros da Defesa Civil e do Comitê Cidade Resiliente serão empossados na próxima quarta-feira

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira e para o fim de semana em Patos de Minas

veja mais

Fechado desde maio 2015, prédio da Antiga UPA volta a funcionar com tratamentos de reabilitação e oferta de equipamentos de promoção à saúde

veja mais


   VOLTAR