08/11/2018 - Primeiro dia do Encontro Técnico do TCEMG reúne mais de 300 gestores municipais, professores e pessoas ligadas à Educação do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas

Aconteceu nesta quinta-feira (08), a abertura do Encontro Técnico "TCEMG e os Municípios", promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCEMG), em parceria com Prefeitura de Patos de Minas, Câmara Municipal, Superintendência Regional de Ensino e Amapar. No primeiro dia do evento, o Presidente do TCEMG, Cláudio Terrão, deu início às atividades do encontro ressaltando a importância da educação no desenvolvimento do cidadão e, consequentemente, da sociedade.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Assessora da Presidência do TCEMG, Naila Garcia Mourthé, que falou sobre o “Programa na Ponta do Lápis: avanços da fiscalização da educação”, que monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. O aplicativo (app) do programa pode ser baixado através do endereço eletrônico www.tce.mg.gov.br/napontadolapis. O app tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Com o app, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas.

Ainda durante o evento Cláudio Terrão, ressaltou a importância de novos investimentos para educação. “O encontro é a oportunidade dos gestores municipais discutirem e trocarem experiência sobre as políticas educacionais que serão adotas nas redes de ensino”, ressaltou Cláudio. O Vice Prefeito Paulo Roberto Mota, esteve presente no encontro representando o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves que está em viagem a Brasília buscando recursos para o Município. O encontro contou ainda com a presença de mais 300 gestores dos diversos municípios da região do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.