10/01/2019 - Samu divulga dados dos atendimentos realizados durante o ano de 2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos de Minas divulgou, nessa quarta-feira (09), os dados referentes ao trabalho realizado no período de 01/01/2018 a 21/12/2018. Durante o ano passado, o Samu registrou 16.444 solicitações de atendimentos, sendo grande parte resolvida por telefone com orientações e informações. Para o deslocamento de ambulâncias, foram geradas 8017 ocorrências. A média geral de tempo de resposta do serviço foi de, aproximadamente, 7 minutos. Além disso, o SAMU realizou 419 transferências e outras 329 chamadas foram canceladas durante o processo de deslocamento. O serviço ainda atendeu às áreas rurais do Município 357 vezes.

Dentre os bairros com maior número de ocorrências destacam-se o Centro (815 atendimentos), Cristo Redentor (335 atendimentos), Jardim Esperança (333 atendimentos) e Nova Floresta (263 atendimentos). Os bairros Condomínio Bouganville, Parque do Sabiá, Queiroz de Melo, Morada da Serra e Paranaíba tiveram os menores números de ocorrências registradas. A rodovia com maior número de chamados foi a BR–365 com 93 atendimentos. O serviço de saúde que mais recebeu os pacientes atendidos pelo SAMU foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte VIII, acolhendo 4.107 pacientes, enquanto o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) recebeu 1.058 pacientes. O Distrito de Alagoas foi o que registrou maior número de atendimentos.

O relatório com os dados do SAMU informa ainda que com atendimentos envolvendo acidentes de trânsito foram registradas 2.586 ocorrências sendo 1.187 envolvendo motos. Segunda-feira foi o dia da semana com maior número de chamadas no período e quinta-feira o dia com menor número de ligações. Ocorrências envolvendo homens tiveram o maior número (6.050), enquanto as mulheres registraram 5.036. Os dados divulgados são da Controladoria de Frota do SAMU.