13/03/2019 - SAMU registra redução de 16% no número de acidentes de trânsito em 2018

Os acidentes de trânsito matam aproximadamente 1,35 milhão de pessoas por ano no mundo, além dos inúmeros casos de mutilação e agravos na mobilidade física de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém, de acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no ano de 2018 os números de acidentes de trânsito em Patos de Minas diminuíram 16,6% em relação a 2017.

Essa redução deve-se, em parte, à ação dos Agentes Municipais de Trânsito, que começaram a atuar no controle e fiscalização do trânsito na cidade, além de ações de conscientização, como as Blitz Educativas. Outro fator importante que influenciou essa redução foram os investimentos em sinalização de trânsito, como exemplo o bairro Jardim Quebec, com a pintura de sinalização viária nas ruas do bairro e, mais recentemente, a instalação de semáforos de pedestres no cruzamento da Avenida Piauí com a Rua Ouro Preto.

De acordo com o SAMU, no ano de 2017 foram registados 1.668 acidentes; em 2018 foram 1.392, uma redução de 276 casos. Ainda de acordo com os dados, os acidentes com carros são os que apresentaram maior número de ocorrências, reduzindo de 966 em 2017 para 796 em 2018.

Segundo o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o excelente trabalho realizado pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade e dos Agentes de Trânsito contribuíram para redução de acidentes. “Sem dúvidas a redução nos acidentes de trânsito está ligada à atuação dos Agentes de Trânsito, bem como o trabalho de educação e conscientização para o trânsito e dos inúmeros investimentos para melhoria da sinalização e do fluxo de veículos na cidade. Com certeza vidas foram preservadas”.