13/05/2019 - CAPS II altera horário de funcionamento em Patos de Minas e também passa a funcionar durante todos os dias da semana

Voltado para o atendimento de pacientes com transtorno mental e para o cuidado com a saúde deles, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) passou a funcionar no horário de 07h às 19h, durante os sete dias da semana. O novo horário e dias de funcionamento têm o intuito de melhor atender os usuários.

O cuidado com o paciente que possui transtorno mental deve ser visto dentro de uma rede integrada de atenção, que vai desde a assistência primária - PSF juntamente com os profissionais que dão apoio às equipes de saúde da família (NASF) - até o atendimento mais especializado em saúde mental no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

No município de Patos de Minas, o atendimento em saúde mental (casos leves) pode ser realizado nas Unidades de Saúde da Família e, quando necessário, encaminhado pelo médico da equipe de saúde para o atendimento psiquiátrico - Clínica de Especialidades (localizada dentro do Centro Clínico do Unipam). Os casos de transtornos mentais graves são atendidos no CAPS I, quando encaminhados pelas equipes de saúde ou por demanda espontânea. São acolhidos e avaliados, em seguida cada caso é discutido e então se decide, juntamente com o paciente e familiar, qual é o procedimento para tratamento.

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogos, psiquiatra e terapeuta ocupacional. A equipe desenvolve atendimentos individuais e atendimentos em grupo, realiza visitas domiciliares e atividades comunitárias. O CAPS II está localizado na Avenida Waldemar Lopes Cansado, n° 100, no bairro Abner Afonso.