Notícias


17/05/2019 - CAPS comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com Sarau em Rede

A partir de 15 de maio, diversas ações acontecerão em todo o Brasil voltadas para a Luta Antimanicomial, movimento que se caracteriza por combater o desrespeito aos direitos das pessoas em sofrimento mental. Em Patos de Minas, no dia 31 de maio, será realizado um Sarau em Rede para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Com destaque para a exposição de um livro de poesias feito pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), a programação do sarau também traz recital de poesias, roda de capoeira, apresentação musical e exposição de trabalhos desenvolvidos por esses pacientes. A realização do sarau é uma maneira de possibilitar a participação efetiva dos usuários em eventos realizados fora das instituições e tem o objetivo de incluir esses usuários nos espaços públicos.

Para a Coordenadora do CAPS AD, Maria Lucia Nogueira, a data deve ser comemorada para que todos se lembrem das lutas diárias de quem sofre com os problemas. “A nossa luta é todo dia, mas paramos um dia para relembrar a todos a importância de tratamentos sem internação em manicômios. O intuito do projeto, também, é extinguir o preconceito que ainda existe com essas pessoas”, esclarece.

O movimento surgiu em 1987, durante o II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental, quando profissionais da área se mobilizaram para protestar contra os métodos cruéis e desumanos utilizados no tratamento dos usuários do sistema de saúde mental.

O Sarau em Rede será realizado na Praça do Antigo Fórum, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 245, no Centro, de 08h às 12h.

Para a realização do evento, a Assistência Social do CAPS conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Polícia Militar, UNIPAM, FPM, Corpo de Bombeiros, COPASA e Centro de Formação de Condutores Positivo.
 
OUTRAS NOTÍCIAS

Polícia Militar em parceria com o CREAS realiza formatura do Proerd para Pais

veja mais

Ceasa Regional divulga cotação de preços praticados na última segunda-feira

veja mais

Secretaria de Agricultura divulga os critérios para doações de mudas

veja mais

Feitio da Pamonha é aprovado como patrimônio cultural de Patos de Minas

veja mais

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira

veja mais

Patenses elegem Tarteletes Bourbon o melhor tira-gosto de 2019

veja mais

IEF disponibilizará mudas frutíferas para a população

veja mais

Frentes de trabalho atuam na limpeza da cidade

veja mais


   VOLTAR