10/06/2019 - Ações educativas voltadas para o combate à dengue continuam sendo realizadas no município

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem sistematicamente trabalhando no combate à dengue. Uma das frentes adotadas pela administração municipal foi desenvolver um trabalho preventivo para buscar conscientizar a população quanto às atitudes que devem ser tomadas para acabar com os focos do Aedes aegypti, mosquito causador da doença.

Nesse trabalho preventivo, os agentes de combate a endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), vêm realizando diversas ações em escolas municipais e estaduais do município com o intuito de difundir informações a respeito da dengue, do mosquito causador dessa doença e de como agir para acabar com os criadouros desse mosquito.

As visitas às escolas vêm acontecendo há vários meses com ações educativas organizadas por meio de palestras e de debates para que os alunos esclareçam suas dúvidas a respeito da dengue e das questões que estão relacionadas a essa doença. Na última semana, os agentes estiveram nas escolas municipais Prefeito Jacques Corrêa da Costa e Jeremias Francisco de Paula (localizada no distrito de Santa Maria) e na Escola Estadual João Barbosa Porto (com sede no distrito de Bom Sucesso).

Nas escolas de Santa Maria e de Bom Sucesso, o trabalho educativo pautou-se por palestras cuja finalidade foi mobilizar os alunos no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os estudantes dessas escolas receberam informações sobre o ciclo evolutivo do mosquito, as doenças que ele transmite e como é possível evitar sua proliferação. Os agentes, ao final das palestras, tiraram dúvidas dos alunos quanto à temática abordada e receberam um panfleto com orientações sobre um circuito de combate para ser realizado em casa, com o auxílio dos pais.

Na escola Jacques Corrêa da Costa, os agentes utilizaram a metodologia de contação de histórias para atrair a atenção dos alunos. Uma agente fantasiou-se de Branca de Neve e, usando um boneco que representava o mosquito Aedes aegypti, visitou as salas de aula fazendo uma contação de história na qual elucidou quais lugares, nas residências das crianças, podem se tornar criadouros do mosquito, além de explicar como elas podem ajudar a combater esse vilão que é tão pequeno, mas pode ser o vetor de várias doenças graves. Os alunos interagiram de forma positiva fazendo perguntas e, ao final, como aconteceu nas demais escolas, receberam um panfleto com várias informações para levarem para casa.

As ações educativas de combate à dengue são um trabalho importantíssimo que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Combate à Dengue (PCMD).