11/06/2019 - Secretaria de Desenvolvimento Social divulga lista de famílias para atualização cadastral

Para manter a qualidade dos dados do Cadastro Único utilizados em programas sociais do governo federal, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) mobiliza estados, municípios e famílias para realizarem a atualização dos cadastros, em que foram identificadas inconsistências, quando comparados a outros registros administrativos ou nos casos em que os dados das famílias não estejam atualizados.

A averiguação cadastral consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único e é realizada por intermédio da comparação entre os dados contidos na base nacional e as informações incluídas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis inconsistências e permitir eventual tratamento dos dados pela atualização cadastral.

Por meio do cruzamento dos dados fornecidos pelos usuários com outras bases de dados do governo brasileiro, é possível verificar as informações registradas e, em caso de não haver consistência nessas informações, as famílias são convocadas para atualizar seus dados junto ao Setor de Cadastro Único. Esse processo abrange todas as famílias cujas informações constantes no cadastro sejam inconsistentes, independentemente do fato de essas famílias receberem ou não benefícios de programas sociais.

Diante da necessidade, portanto, dessa atualização cadastral, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Assistência Social, convoca as famílias para realizarem a revisão e averiguação do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O secretário de Desenvolvimento Social, Eurípedes Donizeti, destaca a importância das pessoas se atentarem para essa convocação. Segundo ele, “a qualificação dos dados do Cadastro Único reflete diretamente na focalização dos programas sociais direcionados a famílias de baixa renda e repercute na efetividade dessas políticas quanto à melhoria de vida das famílias”.

As famílias convocadas para o processo de averiguação e revisão cadastral 2019 deverão entrar em contato por telefone, no Setor de Cadastro Único e agendar horário para atendimento. O processo será dividido por grupos, sendo que cada grupo terá um prazo diferente para atualização de seu cadastro.

Segue abaixo listagem das famílias que devem atualizar o Cadastro Único na Secretaria de Desenvolvimento Social – Setor de Cadastro Único – Avenida Brasília, 85 – Cristavo – bairro Nossa Senhora Aparecida, das 7h às 16h. Maiores informações podem ser obtidas pelo número 3822-9750.