11/07/2019 - Centro de Controle de Zoonoses comunica cancelamento da Campanha de Vacinação Antirrábica

A causa do cancelamento dessa campanha está relacionada à interrupção na entrega das vacinas por parte do Ministério da Saúde

Na manhã desta quinta-feira (11), o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota comunicando que a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos foi cancelada devido ao desabastecimento de vacinas que são fornecidas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o comunicado, não há previsão de data para normalização de abastecimento desse tipo de vacina. Diante disso, o município de Patos de Minas não contará, em 2019, com a imunização contra a raiva. Caso haja mudança nesse cenário, a população será comunicada.

"Alertamos que, em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica", ressaltou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Pereira.

Ainda segundo Vanessa, o animal agressor será monitorado pelo Centro de Controle de Zoonoses por meio de observações epidemiológicas e, caso venha a óbito após 10 dias, serão enviadas amostras para diagnóstico laboratorial da raiva e realizado o bloqueio de foco para evitar a transmissão do vírus dessa doença.

As ações de educação em saúde serão intensificadas pelas equipes de Vigilância em Saúde, com o intuito de reduzir as agressões por animais.