12/02/2020 - Programa "Pequeno Patense" continua em 2020

O programa, coordenado pela Secretaria de Saúde, tem a finalidade de capacitar, por meio de equipe multifuncional, gestantes e seus familiares

A Prefeitura de Patos de Minas, comprometida com o bem-estar das futuras mamães e de seus bebês, dá continuidade ao Programa "Pequeno Patense" em 2020. Esta semana as atividades aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jardim Paraíso, com a realização do curso de gestante.

As atividades totalizaram carga horária de oito horas, divididas em três encontros (de 10 a 12 de fevereiro). O curso foi ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médico, dentista, nutricionista, psicólogo, educador físico e assistente social. Eles abordaram temas como alimentação saudável, atividades físicas na gestação, aleitamento materno, pré-natal, parto e puerpério, depressão pós-parto e planejamento familiar.

"Essa iniciativa é a oportunidade de as gestantes se prepararem para as intercorrências que podem vir após o parto. É um trabalho preventivo muito importante. A amamentação, por exemplo, causa insegurança e dúvidas, e muitas mães vêm aqui desesperadas depois que os bebês nascem", conta a enfermeira da UBS Jardim Paraíso Vanessa Vieira Machado.

Responsável pelo programa na unidade, juntamente com a enfermeira Patrícia Abadia das Neves, Vanessa explica que o curso de gestante não é somente para as mães. "Podem vir os parceiros, as avós, todos que estarão envolvidos nos cuidados com a criança. Muitas gestantes convidadas não comparecem, mas as que participam conosco sempre agradecem por todo o aprendizado."

Especialmente na UBS do Jardim Paraíso, será sorteada uma sessão de fotos entre as mães que marcaram presença nos três dias do curso.

O Programa - O "Pequeno Patense" foi instituído pelo Decreto 4.537, de 24 de outubro de 2018, com o objetivo de informar gestantes e seus familiares sobre questões importantes relacionadas à gestação e aos cuidados com o bebê.