André Franco apresentou dados de projeto municipal para adoção de áreas verdes

A mais recente reunião do Conselho de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), realizada na primeira quinzena de março, contou com a participação do assessor especial de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, André Franco. Ele foi convidado para apresentar aos presentes dados do Projeto Patos Mais Verde, que trata da adoção de áreas verdes, praças, canteiros e jardins no município.

Segundo André Franco, o projeto é desenvolvido há três anos e conta com mais de 30 adotantes. “Muitos parceiros realizam ótimo trabalho, cuidando bem da área adotada e atendendo, assim, ao Termo de Responsabilidade assinado entre os contribuintes físicos e jurídicos e a prefeitura”, destacou o assessor de Desenvolvimento Econômico.

Ele afirmou ainda que, desde o início do projeto, várias empresas próximas ou adjacentes a áreas passíveis de adoção foram visitadas. Entretanto, embora muitos empresários e moradores acreditem no potencial do projeto, alguns não dão continuidade ao trabalho, abandonando esses locais e equipamentos públicos. Para André, esse é o maior dos entraves enfrentados pelo projeto desde sua criação em 2017.

Os conselheiros do Codema dispuseram-se a contribuir com o projeto por meio da sensibilização da população e divulgação do Patos Mais Verde. O conselheiro Helberth Henrique, representante da Fiemg Regional Alto Paranaíba, dispôs-se a apoiar a iniciativa com a mobilização de empresas e indústrias ligadas à federação.

Outro ponto de destaque na pauta da reunião esteve relacionado à aquisição de veículo para fiscalização ambiental e apoio à secretaria executiva do Codema. Os conselheiros aprovaram a aplicação dos recursos financeiros destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente na aquisição do automóvel que auxiliará tanto a Diretoria de Meio Ambiente quanto o Codema.

Foi apresentada, por fim, a minuta da Instrução Normativa que trata da regulamentação de eventos artísticos, culturais, esportivos, bem como de feiras, festas e outras atividades correlacionadas em áreas verdes, unidades de conservação e parques municipais de Patos de Minas. Definiu-se que os conselheiros receberão rascunho do documento para análise e considerações acerca de seu conteúdo para posterior apreciação e aprovação.

A coordenadora de Parques Municipais e Áreas Verdes de Patos de Minas, Sophia Vieira, também participou da reunião.

Fonte: Ascom Cima Patos