Profissionais foram capacitados e auxiliam inclusive no monitoramento de casos suspeitos

Os agentes de saúde têm papel relevante na promoção, prevenção e controle de doenças, por isso a experiência deles está sendo aproveitada para fortalecer o enfrentamento à infecção por coronavírus em Patos de Minas. Eles receberam treinamento de supervisores das unidades básicas de saúde para, no dia a dia de trabalho, orientarem a população sobre a Covid-19, as medidas preventivas e os sinais e sintomas. Mais do que isso, esses profissionais auxiliam na identificação e no monitoramento de casos. 

No treinamento, os agentes de saúde foram orientados, por exemplo, quanto aos cuidados durante as visitas domiciliares para garantir sua própria segurança e do paciente. “A visita em domicílio é uma importante ferramenta para informar, fazer busca ativa de suspeitos e acompanhar os casos. Não pode deixar de ser feita, e os nossos agentes estão capacitados para realizá-la da forma como recomenda o Ministério da Saúde”, explicou o diretor de Atenção Básica, Iraí Ferreira de Ázara Júnior. 

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Diretoria de Atenção Básica promove capacitações com os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde. Manejo de casos suspeitos, higienização dos ambientes, utilização de EPI, atendimentos em saúde bucal foram alguns dos temas já abordados em treinamentos. Para evitar aglomeração, as capacitações são organizadas por categorias.