As escolas distribuirão o material a todos os estudantes esta semana

A Secretaria de Educação, por meio das escolas municipais, iniciou ontem (15) a segunda etapa de entrega dos Cadernos de Atividades. A distribuição do Caderno 1 aconteceu no fim de maio, quando os pais ou responsáveis receberam o material. De acordo com cronograma elaborado pela Semed, nesta semana, devem ser devolvidos, nas escolas, o primeiro bloco de atividades e recebido o Caderno 2, cujas tarefas serão realizadas no prazo de 20 dias e entregues para recebimento do Caderno 3.

O material, elaborado pelas equipes de profissionais da rede, possui conteúdo desenvolvido para a pré-escola e o ensino fundamental, tendo em vista as particularidades das etapas escolares e o perfil dos alunos atendidos por cada unidade de ensino. A disponibilização desses cadernos tem como objetivo oferecer condições aos estudantes de continuar o processo de aprendizagem e prosseguir com atividades iniciadas antes da suspensão das aulas. Os cadernos são também um importante instrumento para  a  manutenção do  vínculo  dos alunos  com  o  contexto  escolar  de  aprendizagem.

O estudo não presencial conta com suporte dos profissionais das escolas que, para tornar efetivo o auxílio às famílias, criaram estratégias pedagógicas, como a definição de regime de plantão e a criação de grupos de WhatsApp. Essas alternativas têm o objetivo de tentar suprir a ausência física do professor e apoiar pais e alunos durante a realização das tarefas propostas. 

A professora de geografia Lásara Cleonice Silva Guimarães, da Escola Municipal Maria Inez, avaliou positivamente a iniciativa de criação dos cadernos. “O trabalho é intenso, mas gratificante, pois temos certeza de que tem sido oferecido aos nossos alunos material de qualidade, elaborado de forma criteriosa e com bastante cuidado.”

Alessandra Regina Regis, professora da educação infantil na Escola Municipal Marluce Martins, destacou a importância do Caderno de Atividades neste momento em que não é possível estar em contato direto com os alunos. “As tarefas propostas são relevantes e necessárias para que crianças e adolescentes não interrompam o caminho já trilhado até agora. Além de manter uma conexão com a escola, o conteúdo selecionado pelos professores é imprescindível para a continuidade do processo iniciado antes da pandemia.”

Família e escola – É necessário ressaltar o papel relevante da família neste momento, pois ela é a principal parceira para garantir que os estudantes tenham uma rotina de estudos e possam dar continuidade ao processo de aprendizagem iniciado na escola. O Caderno de Atividades, no atual contexto, é a ferramenta que possibilitará a não interrupção desse processo. Portanto é imprescindível que os pais assegurem que seus filhos recebam esse material e realizem as tarefas propostas.