Para retirar as mudas, interessados devem realizar agendamento e, no momento da entrega, apresentar termo de adoção e fotos do local

A Diretoria de Meio Ambiente, por meio da Coordenação de Parques e Áreas Verdes, disponibilizará, a partir da próxima semana, mudas de arborização urbana para adotantes de áreas verdes do município. Já na segunda-feira (22), empresas e contribuintes responsáveis por espaços ajardinados poderão agendar horário para retirar as mudas. 

Estarão disponíveis para doação o total de 500 mudas de espécies como ipê amarelo, palmeira imperial, quaresmeira e resedá. O objetivo da ação é oferecer a possibilidade de os adotantes arborizarem a área sob seus cuidados com plantas que, além da sombra, vão embelezar a cidade, melhorando seus espaços verdes.

Para retirar as mudas, é necessário agendamento pelo telefone 3822-9691. Os adotantes também devem ter em mãos o termo de adoção da área e fotos recentes do local. Segundo a coordenadora de Parques e Áreas Verdes, Sophia Vieira, não há uma quota estabelecida para cada adotante. “O número de mudas doadas dependerá das especificidades do espaço, ou seja, a quantidade será determinada conforme a extensão da área onde as árvores serão plantadas”, explicou. 

Patos mais Verde – O programa Patos mais Verde foi criado a fim de deixar a cidade ainda mais bonita, contando com a ajuda de voluntários. A adoção de espaços como praças, canteiros centrais e parques acontece por meio de parceria público-privada. Os interessados em adotar alguma área verde do município, seja pessoa física ou jurídica, podem entrar em contato com o Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico, André Franco, pelo telefone 3822-9130 ou pelo e-mail desenvolvimentoeconomico@patosdeminas.mg.gov.br. Para tanto, é necessário protocolar o requerimento de adoção na prefeitura e aguardar avaliação do setor responsável para deferimento do pedido.