O alistamento condiciona o jovem a ter acesso a serviços públicos, como obtenção de carteira de trabalho e inscrição em concurso público

O dia 30 de junho é o prazo limite para que todos que completam 18 anos em 2020 alistem-se e fiquem em dia com o serviço militar. O processo pode ser realizado por meio do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo do Exército Brasileiro ou, presencialmente, na Junta de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à prefeitura. O jovem deve alistar-se na cidade onde reside.

Quem optar pelo alistamento presencial deve comparecer à Junta de Serviço Militar com certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso é preciso informar e-mail e número de telefone celular. O órgão está localizado na Rua Vereador João Pacheco, 260, Bairro Santo Antônio (ao lado do Tiro de Guerra). O telefone para contato é 3822-9783, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Quando o alistamento não é realizado dentro do prazo, é necessário pagar multa para regularizar a situação militar. Caso contrário, haverá impedimento de acesso a determinados serviços públicos, tais como: obtenção da carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; realização de exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino; obtenção ou renovação de passaporte; inscrição em concurso público ou admissão em cargo público.