Interessados devem inscrever-se gratuitamente na plataforma digital a partir do dia 22; cadastro vai até 4 de agosto

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), em união com o Conselho Municipal de Política Cultural, abre, nessa quarta-feira (22), o cadastramento de agentes da cultura e de espaços culturais de Patos de Minas. A iniciativa tem o objetivo de traçar um panorama que oriente o desenvolvimento e o redirecionamento de ações voltadas para o segmento. Os dados obtidos fornecerão informações capazes de refletir a demanda da identidade cultural da produção artística local.

Foto: reprodução internet

Além disso, por meio desse cadastro, o município poderá medir o quantitativo de agentes e espaços culturais aptos a receber a renda emergencial e subsídio mensal previstos na Lei Aldir Blanc (nº 14.017, publicada no Diário Oficial da União em 30 de junho passado). O município poderá obter ainda informações que ajudarão a calcular as consequências da pandemia da Covid-19 no setor cultural, de forma a auxiliar no planejamento de estratégias para, junto aos agentes culturais, encontrar alternativas para o setor.

O cadastramento será realizado preferencialmente de forma on-line, pelo portal da prefeitura (patosdeminas.mg.gov.br – clicar no menu ‘Cultura’), e os interessados terão 14 dias para efetuar a inscrição. Podem cadastrar-se fazedores de cultura, artistas, produtores, pontos de cultura, redes, coletivos e movimentos culturais. Caso alguém não tenha acesso à internet, poderá ter atendimento presencial a partir de agendamento prévio, pelos telefones da Sectel (34) 3822-9892 (das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira) ou 99197-7900; ou pelo contato com membros do Conselho de Política Cultural nos números 99144-8288 e 99197-0440.

Foto: reprodução internet