São mais de seis mil estudantes que, nesta semana, recebem o material em formato impresso

A Secretaria de Educação de Patos de Minas iniciou, nessa segunda-feira (20), a entrega do terceiro Caderno de Atividades. O material é elaborado pelas equipes das escolas municipais e distribuído para mais de seis mil alunos matriculados na rede. Essa é uma das estratégias desenvolvidas pela Semed para que os estudantes possam dar continuidade ao processo de aprendizagem durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Alunos, desde a pré-escola até o nono ano, já tiveram a oportunidade de realizar as propostas elaboradas por seus professores nos dois primeiros cadernos e, nesta semana, ao entregarem o material recebido em junho, levam para casa o terceiro conjunto de atividades. A distribuição dos cadernos ocorre conforme organização definida por cada unidade escolar e vai até a próxima sexta-feira (24).

A diretora da Escola Municipal Jacques Corrêa, Lúcia de Fátima Vieira e Silva, destacou o trabalho coletivo e colaborativo realizado pelos profissionais na produção do material. Segundo ela, as atividades estão sendo cuidadosamente elaboradas utilizando uma metodologia capaz de manter o vínculo entre os estudantes e a escola e de preservar o interesse deles pelos estudos. “Temos nos esforçado por minimizar, o máximo possível, os  impactos na aprendizagem, causados pela necessidade de distanciamento social imposta pela realidade sanitária em que vivemos. Procuramos contemplar atividades complementares prazerosas, que respeitem  a realidade e o ritmo dos educandos. Além disso, os pais têm sido grandes parceiros nesse processo, apesar de sabermos o quanto é desafiador para eles também.”

Para Israel Alves dos Santos, pai de  um aluno matriculado no 2º ano da referida escola, as medidas tomadas têm sido importantes e necessárias. “Eu e minha esposa estamos muito satisfeitos com as atividades do material entregue pela escola. Estamos felizes com o desenvolvimento do nosso filho e temos percebido que ele está evoluindo com os exercícios propostos, sem falar no apoio incondicional que temos recebido da professora e de toda a equipe pedagógica e diretiva da escola”, afirmou.

Estrutura do material – Organizados de acordo com o planejamento dos professores, os cadernos contemplam conteúdos e habilidades que devem ser desenvolvidos em cada ano de escolaridade e levam em consideração as especificidades de cada escola da rede. Nas atividades, os professores procuram estabelecer um vínculo com os alunos, contextualizando as propostas apresentadas, fazendo retomadas e inserindo textos que facilitem a compreensão dos temas apresentados. O material traz atividades de cada um dos componentes curriculares, tais como matemática, geografia, história, arte e educação física.