A unidade está pronta para ser entregue à população e contará com equipe multiprofissional, melhorando atendimento a pessoas com deficiência

A saúde em Patos de Minas ganha importante reforço com a conclusão da obra do Centro Especializado em Reabilitação, que faz parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência. A sede do CER foi construída no Bairro Jardim Peluzzo, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesta semana, a construção do imóvel foi totalmente finalizada e, após equipado, o centro estará pronto para receber pacientes.

As instalações da unidade contam com cerca de 30 ambientes divididos entre box de terapia, consultórios de ortopedia, oftalmologia e clínicos, salas para estimulação, orientação e terapia infantil, áreas de convivência e playground. O CER oferecerá serviços de reabilitação física e visual, contando com uma equipe multiprofissional formada por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e assistente social. Os pacientes serão encaminhados pelas unidades de saúde da família (USF).

Atualmente, o atendimento a pessoas com deficiência é feito na Clínica Municipal de Reabilitação Totó Veloso, localizada na Avenida Marabá, 1.000, Bairro Bela Vista, onde funcionava a UPA. Patos de Minas também conta com o CER para atendimento auditivo e intelectual, sediado na APAE. Com a nova estrutura, o serviço oferecido será ampliado, beneficiando um número maior de pessoas que necessitam de tratamento. 

Para a diretora de Serviços Especializados da Secretaria Municipal de Saúde, Roane Caetano de Faria, essa obra trará inúmeros benefícios não apenas para a população do município mas também para pacientes de toda a região. “O Centro Especializado em Reabilitação continuará oferecendo tratamento no formato que já ocorre na Clínica Totó Veloso. O diferencial é que a população passará a ter à sua disposição instalações modernas e equipamentos de última geração.” 

Ela também acrescentou que no novo centro será oferecido serviço de orientação e mobilidade para deficientes visuais. “Dessa forma, a unidade terá condições de ampliar a quantidade de pacientes atendidos, além de continuar oferecendo o serviço de excelência que já vem sendo realizado”, ressaltou.

O que é o CER O Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, sendo referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território.