Especialista em psicologia do trabalho e organizacional Cyntia Paixão abordou o assunto em transmissão ao vivo pelo Instagram da prefeitura

A primeira live da série “Ferramentas para controle da sua saúde mental”, promovida pela Diretoria de Serviços Especializados, ocorreu na última sexta-feira (24). O tema “Ser profissional de saúde em plena pandemia” foi abordado pela psicóloga do trabalho e organizacional Cyntia Paixão. Ela enfatizou a importância do autocuidado para aqueles que, neste período, assumem mais fortemente o protagonismo da situação.

Segundo a psicóloga, alguns sinais são motivo de alerta: estar sem energia, exaurido para o trabalho; apresentar agressividade e impaciência além do normal; estar distante afetivamente do trabalho. “Nesse caso, é hora de parar e pedir ajuda. Não demore a fazer isso. Não é só cuidar do outro, mas também cuidar de si mesmo”, destacou Cyntia, acrescentando que o profissional de saúde pode apresentar sofrimento coletivo e individual. 

Ainda conforme a palestrante, alguns pequenos cuidados podem minimizar a sobrecarga emocional durante a pandemia, e as dicas são válidas tanto para aqueles que estão na linha de frente de atendimentos de saúde quanto para qualquer pessoa que tem sentido dificuldade de passar por esse momento crítico. São eles:

  • definir bem os momentos no dia a dia: trabalho, descanso, alimentação;
  • permitir-se momentos de prazer;
  • praticar exercício físico, mesmo dentro de casa ou nos intervalos do trabalho;
  • buscar informações sobre a Covid-19 em fonte segura e em quantidade limitada, não tendo a doença como foco o tempo todo;
  • praticar solidariedade, ajudando o próximo;
  • buscar rede de apoio, na família, nos amigos e nos colegas de trabalho.

Cyntia Paixão cita outra importante maneira de se prevenir para evitar o adoecimento mental: o autoconhecimento. “Ainda há muito preconceito em relação a procurar um psicólogo, um psiquiatra, se necessário. Mas cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Psicólogo é para todo mundo, é para nos ajudar a compreender os processos emocionais que estamos vivendo”, destaca. 

A live completa está disponível no Instagram da Prefeitura de Patos de Minas. Para assisti-la, clique aqui

Novas lives – A Diretoria de Serviços Especializados, setor pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, continua a série de lives sobre saúde mental esta semana. Um dos temas abordados será “Atenção a idosos durante a pandemia”, com o professor doutor Rodrigo Caetano Arantes. O horário e o dia ainda serão divulgados.