A Prefeitura de Patos de Minas realiza estudos técnicos para a elaboração do orçamento para o próximo ano. Para auxiliar nas informações, foi disponibilizado formulário eletrônico para que a população possa indicar as demandas de cada região do município. Além de envolver o cidadão na definição dos serviços e obras a serem realizados, o Orçamento Participativo visa à legitimação das ações do Governo municipal. O formulário ficará disponível no site da prefeitura, no ícone ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2021, até dia 14 de setembro.

Mesmo que os recursos sejam limitados e que nem toda demanda da população possa ser atendida, é necessária a participação popular na elaboração das peças orçamentárias para cumprimentos legais e viabilização do exercício da democracia. A Lei Orçamentária para o exercício de 2020, por exemplo, é da ordem de R$ 592 milhões, incluindo as receitas próprias, transferências constitucionais e recursos vinculados.