Haverá imediata aplicação de sanções administrativas e criminais

O cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19 por parte de bares e restaurantes tem sido verificado diariamente pela Prefeitura de Patos de Minas, sobretudo por meio de denúncias feitas pela população. No próximo fim de semana, contudo, será montada uma força-tarefa exclusiva para fiscalizar estabelecimentos desse segmento. O trabalho ocorrerá de sexta-feira a domingo (dias 4, 5 e 6 de setembro) e terá apoio da Polícia Militar.

Segundo o coordenador das ações de fiscalização, Rafael Godinho Nogueira, haverá imediata aplicação de sanções administrativas e criminais no caso de desacordo com as condutas de segurança previstas nos protocolos sanitários elaborados pelo município e pelo Plano Minas Consciente. Os documentos estabelecem, por exemplo, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, com ocupação máxima de seis pessoas. 

Leia também: Saúde emite nota de orientação para bares, restaurantes e lanchonetes

Os protocolos ainda trazem outras medidas que precisam ser adotadas para evitar aglomeração de clientes, fato que tem ocorrido com frequência em alguns estabelecimentos e causa preocupação. A proximidade física entre as pessoas aumenta as chances de contaminação. “Vale lembrar que o desrespeito às medidas de combate ao novo coronavírus infringe, por exemplo, o Artigo 268 do Código Penal. Nosso objetivo é resguardar a saúde da coletividade, para isso todos nós precisamos ter atitude responsável”, disse Rafael Godinho.