Atendimento é importante para restaurar saúde dos pulmões e do coração de quem contraiu coronavírus

Pacientes acometidos pela Covid-19, na grande maioria dos casos, necessitam passar por tratamento para devolver aos pulmões e ao coração as condições de funcionamento anteriores à infecção. No Hospital de Campanha de Patos de Minas, essa assistência já é realidade e tornou-se oficial a partir da inauguração do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar, ocorrida nessa quarta-feira (23).

Uma equipe multidisciplinar atua no setor, que, a princípio, atende somente pacientes internados no Hospital de Campanha. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde, contudo, é ampliar a oferta do serviço. “Esse atendimento está em pactuação para que também possamos receber, via SUS, pessoas que tiveram alta de outros hospitais e necessitam da reabilitação cardiopulmonar”, explica o responsável pela especialidade de fisioterapia no Hospital de Campanha, Wemerson Santos.

A estruturação do Centro de Reabilitação Pulmonar é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde no intuito de melhorar a qualidade de vida de quem teve a saúde debilitada pelo coronavírus. Esse tratamento envolve, por exemplo, treinos aeróbicos e de fortalecimento muscular, além de exercícios para a musculatura respiratória.

“Sabemos que a Covid-19 compromete principalmente o funcionamento do sistema respiratório. Mas o coração e a musculatura periférica também são afetados, por isso essa iniciativa de criar esse espaço para reabilitação cardiopulmonar é tão importante”, comenta o secretário de Saúde, Carlos Rezende. Ele lembra que o Hospital de Campanha também oferece fonoaudiologia aos pacientes e está se estruturando para o serviço de hemodiálise.