Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Semed reinventa-se ao lançar o programa Diálogos Pedagógicos voltado para divulgar práticas desenvolvidas por seus profissionais

Para o universo educacional, cada vez mais a tecnologia tem se tornado parceira importante e necessária, especialmente quando considera-se o atual contexto. As mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 para a educação são gigantescas. Atenta a essas transformações, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inova trazendo, além do Portal Educação e do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), o Diálogos Pedagógicos. O programa em formato de podcast objetiva dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos profissionais da rede municipal de ensino durante este ano. (Para acessar os episódios já publicados clique em patosdeminas.mg.gov.br ou https://soundcloud.com/dialogos-pedagogicos/).

O Diálogos Pedagógicos, lançado no último dia 25, aborda temáticas variadas, procurando divulgar práticas de êxito desenvolvidas nas escolas e centros municipais de educação infantil no ano de 2020. O programa surge como alternativa para realização do Tecendo Vivências, projeto da Semed que reúne anualmente os educadores infantis e professores da rede para compartilhar experiências pedagógicas.


Segundo a secretária de Educação de Patos de Minas, Fabiana Ferreira dos Santos, as medidas de enfrentamento à Covid-19 levaram sua equipe a buscar alternativas para não suspender a edição do Tecendo Vivências de 2020. Ela também informou: “Neste reinventar-se constante a que a pandemia nos conduziu, percebemos que as mídias de áudio seriam uma opção interessante para promover o Tecendo deste ano”. A representante da pasta destacou ainda a relevância do projeto, que é promovido pela secretaria há cerca de 18 anos, afirmando: “O Tecendo Vivências é um patrimônio da rede municipal de ensino. É um momento único em que educadores infantis e professores têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e de trocar experiências com colegas que atuam em outras instituições da rede”.

Diálogos Pedagógicos – Até o momento já foram produzidos e disponibilizados três episódios do programa. As temáticas abordadas são leitura, contação de histórias e o projeto Tecendo Vivências. 

O primeiro episódio tem como foco principal o Diário de Registro do Leitor, material de apoio organizado pelo Centro de Estudos Continuados, da Semed, voltado para o desenvolvimento da leitura literária. O Diário e uma obra de literatura acompanham os cadernos de atividades entregues aos estudantes da rede municipal. 

A temática do segundo podcast é contação de histórias. No bate-papo são levantadas questões importantes quanto a essa prática e ao seu papel na formação das crianças. 

O podcast de número três, disponibilizado na última sexta-feira (9), tem como tema o Tecendo Vivências. O episódio, além de informações sobre o surgimento do projeto, sua importância e o número de edições já realizadas, faz um convite aos profissionais da rede para participar da edição que, como já foi mencionado, acontece em novo formato este ano.