CONECTA PROFESSOR

Para os profissionais da educação, sempre é tempo de aprender, de aprimorar conhecimentos, de fazer descobertas. Sabemos que é preciso revisitar nossas práticas e continuar aprendendo para ser inspiração e transformação. Neste espaço, você, professor conectado, encontrará dicas de cursos on-line para realizar. Bons estudos!

LIVE – Nossas emoções em tempo de isolamento social

A repentina desaceleração na rotina de grande número de pessoas, forçada pelas medidas de enfrentamento à proliferação do novo coronavírus, tem influenciado a forma que a sociedade vive e as relações humanas, provocando, assim, inúmeras emoções. Os impactos são diversos, cabendo a cada um posicionar-se diante dessa nova realidade. É dentro desse contexto que a Secretaria Municipal de Educação promove, nessa terça-feira (9), a live “Nossas emoções em tempo de isolamento social”, com a professora e psicóloga Joana Darc dos Santos.

LIVE – Educação em tempos de pandemia

Assista ao vídeo da live realizada pela professora Adriene Sttéfane Silva no dia 27 de abril. O tema do bate-papo, direcionado aos profissionais da rede municipal de ensino de Patos de Minas, foi: TRANSFORMANDO A ADVERSIDADE EM INOVAÇÃO: NOVOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO.

Formação continuada em práticas de alfabetização

Carga horária: 30 horas

Este curso on-line se destina principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais. São apresentadas estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas – destinadas ao 1º e ao 2º ano do ensino fundamental – baseadas em evidências científicas e de caráter prático, voltadas à sala de aula.

Docentes do CEFET-MG ofertam curso para professores de Matemática da rede pública

Carga horária: 20 horas

Professores de Matemática de escolas públicas da Educação Básica podem se inscrever, entre os dias 13 e 17 de julho, para o curso de Capacitação em GeoGebra. A iniciativa é coordenada por docentes do Departamento de Matemática do CEFET-MG.

O objetivo é capacitar os participantes para utilização do software GeoGebra no ensino de Matemática. O programa reúne ferramentas para trabalhar com geometria, álgebra e cálculo.

O curso é gratuito, tem carga horária de 20 horas e será realizado em ambiente virtual de forma remota. Serão formadas três turmas de 15 participantes.

Avaliação textual: análises e propostas

Carga horária: 60 horas

Inscrição: A partir de 04/05

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre as práticas avaliativas de professoras e professores de todo o país, propondo um olhar mais detido sobre as características dos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.

Comunicação Digital para Educadores

Carga horária: 40 horas

Período de realização: 30/04/2020 a 31/08/2020

Este curso conta com atividades individuais e colaborativas a serem desenvolvidas entre os(as) integrantes da turma, de maneira autônoma e autoformativa, sem a presença de um(a) mediador(a).

A ideia é aprender fazendo. Você deve desenvolver, durante o próprio curso ou em um futuro próximo, trabalhos em diferentes contextos formativos com base no que aprendeu neste curso.

O conteúdo pode ser acessado em qualquer dispositivo móvel (como celular e tablet). Assim, todos(as) os(as) participantes poderão aprender de acordo com seu ritmo e sua disponibilidade, no período de oferecimento do curso.

NOVOS CURSOS

PPlataforma AVAMEC - Educação Conectada

A Plataforma AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional ao processo educativo realizados a distância.

Inscrições: AVAMEC

 

Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais foi criada pela Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011. Inserida na estrutura da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a Escola de Formação tem como objetivo precípuo coordenar os processos de formação em nível macro, oferecendo suporte logístico, operacional, físico e/ou virtual para realização de cursos, seminários e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão profissional, cultural e ética.

Incrições: Escola de Formação