Referência na região do Alto Paranaíba, o Portal é ferramenta alternativa de aprendizado enquanto as aulas presenciais continuam suspensas

Com mais de 190 mil visualizações desde o seu lançamento, o Portal Educação continua oferecendo para os alunos da rede municipal de ensino de Patos de Minas sugestões de atividades pedagógicas, jogos, brincadeiras, filmes, vídeos e livros literários. A plataforma digital foi desenvolvida para estreitar a comunicação entre a Secretaria de Educação e as famílias e para manter o vínculo entre alunos e escola.

Para a secretária municipal de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, essa ferramenta é muito importante neste momento de suspensão das aulas presenciais. “Sabemos da necessidade de manter nossos alunos conectados ao universo escolar, por isso o Portal surge como primeira medida para garantir esse contato”, declarou a representante da pasta. Ela ainda demonstrou estar bastante satisfeita com a repercussão da plataforma e com a devolutiva de alunos e profissionais da área: “Temos recebido muitas avaliações positivas a respeito do Portal Educação. Professores e pais têm encaminhado para nós fotos das crianças e adolescentes realizando as atividades, assistindo aos vídeos e lendo os livros, o que mostra que nosso trabalho está produzindo bons resultados.”

Na avaliação da professora da Escola Municipal Cônego Getúlio, Shirlei Graziela Machado Silva, a criação da ferramenta digital foi uma iniciativa bastante válida, porque as sugestões ali apresentadas permitem que os alunos desenvolvam habilidades e impedem a ruptura completa dos estudantes com o ambiente escolar. Segundo Shirlei, “as atividades são interessantes, lúdicas e desafiadoras. Elas estimulam o raciocínio e a criatividade dos estudantes, além de aproximar as famílias do contexto educacional. Isso é muito bom, pois possibilita que nossos alunos tenham condições de dar andamento ao processo de ensino-aprendizagem mesmo estando afastados da escola”.

Elaine Cristina Silva Vaz Santos, mãe de Davi Snayder, que estuda no 3º ano do ensino fundamental da mesma escola, tem acompanhado o filho na realização das atividades. Para ela, o conteúdo trazido pelo Portal pode ser facilmente desenvolvido em casa. “São atividades simples que estimulam a criatividade das crianças e reforçam o que elas aprenderam. Para mim, o Portal é ótimo. Gostei bastante dessa ideia”, ressaltou Elaine.

Atualizada periodicamente com novos conteúdos, a plataforma oferece aos alunos alternativa de estudos durante o período de suspensão das aulas. É importante ressaltar que o Portal cumpre seu papel de trazer atividades com o conteúdo abordado de forma genérica, buscando trabalhar de forma mais lúdica e diversificada os temas apresentados.

Cadernos de Atividades – A Secretaria de Educação de Patos de Minas segue trabalhando com o objetivo de buscar estratégias para minimizar os impactos que a suspensão de aulas pode trazer para a trajetória escolar dos alunos. Dessa forma, as equipes das escolas municipais já estão envolvidas na elaboração de material que, em breve, será disponibilizado às crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.