MÃO NA MASSA – Educação Infantil

Este espaço é dedicado às crianças matriculadas na rede municipal de ensino e suas respectivas famílias. Aqui serão disponibilizadas orientações, atividades pedagógicas e muitas brincadeiras. Nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre família e escola durante este período de isolamento social. Além disso, objetivamos propiciar momentos de muita diversão e aprendizagem.

Educação Infantil

Creche

O bebê e a criança bem pequena aprendem sobre si e sobre o mundo a todo instante enquanto experimentam, observam, interagem e se expressam por meio de diferentes linguagens. Assim, todos os momentos da rotina da casa são possibilidades de aprendizado, como a hora de escovar os dentes, o momento da refeição e o banho, por exemplo. As brincadeiras livres também são situações privilegiadas para estímulo ao pensamento e imaginação, favorecendo a construção da autonomia.

Devido à pandemia da Covid-19, bebês e crianças bem pequenas matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil irão passar algum tempo em casa, com suas famílias. Aqui são apresentadas indicações de atividades interessantes e significativas, que envolvem muita interação e brincadeiras e que poderão ser realizadas nesse período. Assim, a educação municipal, alinhada às diretrizes do Currículo Referência de Minas Gerais, espera continuar contribuindo, neste tempo de recolhimento, com o desenvolvimento integral infantil.

A criança pequena aprende por meio de interações, brincadeiras e relacionamentos significativos, nos quais há afeto e estabelecimento de vínculo. A aprendizagem na infância ocorre em diversos contextos e espaços, como em casa, na escola, no parque e no clube, por exemplo. Essas aprendizagens entrelaçam as situações cotidianas da criança e seus saberes aos conhecimentos do patrimônio cultural, artístico e científico, por meio dos campos de experiências. Além disso, favorecem o letramento infantil.

Devido à pandemia da Covid-19, crianças pequenas matriculadas em Escolas Municipais irão passar algum tempo em casa, com suas famílias. Aqui são apresentadas indicações de jogos, brincadeiras cantadas, músicas pedagógicas e outras atividades interessantes e significativas, que envolvem interação e brincadeiras e que poderão ser realizadas nesse período. Assim, a educação municipal, alinhada às diretrizes do Currículo Referência de Minas Gerais, espera continuar contribuindo, neste tempo de recolhimento, com o desenvolvimento integral infantil.

Educação Infantil

Pré-Escola